Uma compilação de todos os versos do conto de Tolkien Beren e Lúthien será publicada no ano que vem, conforme anunciado pela editora oficial das obras do autor inglês, a HarperCollins.
Seguindo a padrão estabelecido desde a primeira publicação de O Silmarillion, o livro será editado pelo filho de Tolkien, Christopher, e ilustrado por Alan Lee, que já participou de inúmeras outras publicações do autor. Beren e Lúthien trará material recolhido através dos 12 volumes da série History of Middle-Earth, o maior compêndio escrito sobre o universo criado por Tolkien.
A versão mais antiga do conto de Beren e Lúthien data de 1917, quando Beren ainda era um elfo, e não um humano, e quando o equivalente do vilão Sauron ainda era uma espécie de imenso gato maligno.
A história passou por uma longa e considerável revisão através da vida de Tolkien, e foi retrabalhada tanto em prosa como em poesia. Este novo livro apresentará essa evolução por completo.
Beren e Lúthien será lançado 100 anos depois que a esposa de Tolkien, Edith, se apresentou para ele pela primeira vez com uma dança em East Yorkshire, um evento que posteriormente ele reconheceu como o momento que o inspirou a descrever o momento de encontro entre a elfa imortal Lúthien Tinúviel e o mortal Beren nos lagos ao lado Esgalduin.
Beren e Lúthien, por J.R.R. Tolkien está programado para ser publicado em 4 de Maio de 2017.