Home > Programas > Formiga na Tela > Tolkien e sua influência na música é a pauta no Formiga na Tela!

Tolkien e sua influência na música é a pauta no Formiga na Tela!

O universo literário de Tolkien referenciado por bandas famosas

A literatura de Fantasia, no geral, alimenta o mundo da música já faz tempo. Principalmente quando se fala em Heavy Metal, cuja iconografia envolve o ambiente mágico medieval. No entanto, também é um prato cheio para o Rock Progressivo, que traz como marca registrada o psicodelismo. E falando em Fantasia, é claro que J. R. R. Tolkien, como grande ícone entre os autores do segmento, também encheu a imaginação de músicos de várias gerações com obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion e mais. Por isso, dedicamos esse Formiga na Tela a algumas inspirações que Tolkien deixou para a música.

Caso você não tenha muita familiaridade com o assunto, os exemplos mais famosos são Rush, Led Zeppelin, Blind Guardian e Black Sabbath, entre outros. Casos como Isengard já deixam tudo claro no nome, mas também citamos Rick Wakeman, Styx e Summoning.

Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
Sabre - Graphic Novel
Sabre e o termo “Graphic Novel” no Formiga na Tela!
Super Brinquedos - Kubrick - Spielberg
A história que encantou Kubrick na pauta do Formiga na Tela!
5 diretores que surpreenderam em sua estreia no Formiga na Tela!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!