Wizards of the Coast pretende tornar a experiência de jogo ainda mais acessível
Dungeons & Dragons está passando por uma espécie de Renascimento, muito em parte devido ao sucesso de plataformas digitais como o YouTube, ou mesmo plataformas de jogo digital, como o Roll20. Para jogar mais gasolina nesse fogo, o time na Hasbro/Wizards of the Coast têm lançado um enorme conjunto de ferramentas digitais que trouxeram a experiência do RPG clássico mais próxima do público contemporâneo. Isso irá incluir agora, uma espécie de “Kindle” app de e-books, chamado D&D Reader.
Não, não são os PDF’s oficiais licenciados que os fãs vem pedindo faz algumas eras. Mas, se implementado corretamente, ele pode ser tão bom quanto os fãs mais fervorosos podem querer.
O D&D Reader está sendo desenvolvido pela Dialect, mesma empresa de marketing e design digital responsável pelo periódico digital Dragon+.O leitor estará disponível para iOS e Android, e irá conter todos os livros essenciais para uma campanha de D&D, incluindo os Livros do Jogador, do Mestre e o Manual de Monstros. O app também permite você compra-los inteiros, ou por partes. Como benefício adicional, ainda existem módulos de subraças e classes de graça disponíveis.
Funções que prometem
Ah sim, tem uma função de busca. Mas na versão beta, mostrada ao site Polygon, não era muito eficiente. Uma busca pelo bom e velho “míssil mágico” simplesmente mostrava todos os módulos que exibiam o termo, cabendo ao leitor se virar para achar o que quer.
Onde app realmente está prometendo é na função bookmark (“marcapágina”). Digamos que você está montando um ladino. Você vai baixar o módulo de raça, classe, fichas, apêndices, etc. Adicione o módulo de equipamentos e armas e voilá, você está pronto pra chutar bundas de kobolds. Uma vez que tudo estiver marcado, torna-se muito fácil achar o que você precisa no meio do volume de informação.
Outra vantagem óbvia será para os pobres mestres (eu sei do que estou falando…) que não irão mais precisar carregar a maldita biblioteca de Alexandria inteira nas costas através da cidade toda para fazer a alegria dos amigos. É sério, esses livros todos pesam! Ponha tudo no seu tablet com o D&D Reader, e você vai gastar muito menos dinheiro com o outro RPG – aquele para as costas.
O único problema sério real com o Reader é o mesmo relacionado ao modelo de monetização de produtos, como acontece com o D&D Beyond. Se você já tem toda a biblioteca da Quinta Edição, você vai precisar comprar tudo de novo para o Reader – o que para nós, pobres brasileños que pagamos em real, vai sair salgado.
O que você acha desse app, amigo leitor, Vale a pena? Comente aí embaixo!