Dois investigadores correndo atrás das peças de um quebra-cabeça cósmico. Qual deles conseguirá mais informações a respeito dos deuses anciões sem sucumbir à loucura que que está vinculada a este conhecimento proibido? Enfrente Tides of Madness!
É com prazer que vos apresentamos este desafio! Este engenhoso jogo de cartas que traz uma dose da mitologia do escritor H. P. Lovecraft para sua mesa!
Componentes
Na robusta caixinha você vai reparar que a folha com as regras recebeu um conveniente tratamento de envelhecimento, na tentativa de preparar a atmosfera para quem ainda vai aprender a jogar. O jogo em si é composto por apenas 18 cartas granes (estilo tarô) com uma arte bem caprichada. Tiveram o cuidado de enviar também um bloquinho e um lápis para anotar as pontuações ao longo das partidas. Nada demais, sinceramente, mas é algo que nos sugere o cuidado com a produção do jogo.
CTHULHU FHTAGN!
Aqui duas mecânicas se misturam: draft e set-collection. Para aqueles que não estão habituados, draft é uma forma de distribuição de cartas onde os jogadores selecionam uma carta dentre as que estão disponíveis em suas mãos, passando as restantes para os outros jogadores. Esse processo se repete até que não haja mais cartas. E set-collection é o nome que se dá quando a correta coleção de conjuntos de peças/cartas é selecionada, há uma recompensa considerável envolvida.
O jogo é para dois jogadores, que durante aproximadamente 20 minutos irão tentar conduzir independentemente suas investigações, tentando evitar a perca de sanidade no processo, ao longo de três rodadas. Na primeira rodada, cada jogador recebe cinco cartas, que podem representar lugares, inscrições ou outras formas de se obter informação. Elas contêm um ícone associado, um breve texto explicando como se pontua e ainda pode ter uma indicação que se aquela pista for investigada, o detetive receberá um marcador de loucura! Os jogadores devem escolher simultaneamente uma carta e passar o restante par ao oponente, até que cada um tenha cinco as cartas escolhidas na mesa. Antes de conferir as pontuações das cartas, a primeira coisa a se fazer é ver quem acumulou mais loucura naquela rodada. O mais insano escolhe o bônus: quatro pontos ou cura um marcador de loucura. Em seguida, pela ordem que as cartas foram escolhidas no draft, elas serão pontuadas. Isso pode acontecer de diferentes maneiras, como receber sete pontos caso possua mais pistas de manuscritos do que o oponente. Ou ainda, para conjunto de pistas dos tipos Raça + Localização que você possua, recebe seis pontos.
Depois da pontuação, cada jogador deve selecionar uma de suas cartas que vai sair do jogo e qual vai continuar de maneira permanente em sua investigação pelos próximos duas rodadas. Então, os jogadores recebem mais duas cartas e repetem o draft, exceto com a carta que resolveram manter na primeira rodada é fixa.
No final de cada rodada, se alguém possuir mais de 9 marcadores de loucura, significa que aquele investigador não soube lidar com o quão perturbador foi pesquisar sobre os horrores cósmicos e ficou insano, portanto, perdeu o jogo. Se nenhum dos jogadores enlouquecer aquele que acumulou mais pontos ao longo das três rodadas é o vencedor!
Avaliação
Apesar da temática associada, Tides of Madness poderia ser sobre qualquer outra coisa. Tanto pode, que é! Este jogo é um upgrade do Tides of Time, que trata de lugares históricos da humanidade. A única coisa diferente é que o Tides of Time não possui a mecânica de insanidade, mantendo apenas o aspecto de set-collection.
À parte dessa “máscara” temática, é um jogo cuja proposta é causar uma disputa bastante interessante entre duas pessoas durante 20 minutos. Por vezes você se vê obrigado a selecionar cartas apenas para evitar com que o oponente não fique com ela. Ou ainda tenta enganar o adversário, fazendo-o acreditar que você tem interesse em cartas de um determinado tipo, quando na verdade você não está interessado no tipo da carta, mas sim na maneira como ela pontua.
Para quebrar o tédio ou esperar os enquanto os outros jogadores ainda não chegaram, Tides of Madness é ideal. Para quem não está a fim de um jogo denso, mas se interessa por um desafio inteligente à dois, bateram na porta certa!
Ficha técnica
Tides of Madness
Designer: Kristian Čurla
Número de jogadores: 2
Idade: 10+
Duração: 20min
Produtora: Pegasus Spiele, Portal Games