É o surgir de uma nova era! Os homens e as mulheres das cavernas saem dos seus lares rochosos e exploram planícies e florestas! Durante este périplo, terão que desempenhar uma série de atividades para expandir seu clã por este terreno ainda desconhecido. No final, tudo se resume a duas coisas: abrigo e comida. E, como bom caçadores-coletores que são, terão que apanhar frutas, montar acampamento, se proteger de ferozes ursos predadores, procurar novos abrigos e várias outras tarefas. No final, àquele que conseguir melhor gerir a expansão do seu clã, um banquete de mamute o aguarda! Conheça Sapiens!
Componentes
Sãs legais esses jogos que cada jogador tem o seu próprio tabuleiro, não é? Está tudo ali, debaixo do seu nariz. Você sente que ali é o seu reduto, seu território. Os detalhes e o acabamento só fazem te dar ainda mais vontade de cuidar bem daquilo. É interessante que os tabuleiros individuais são divididos no meio, é preciso juntar duas metades aleatórias para montar. Já é um ponto positivo pro quesito rejogabilidade!
As peças mais relevantes do jogo são telhas retangulares que devem ser montadas sobre os tabuleiros individuais. Todas exibem duas pequenas cenas, que representam as atividades que pode se desenvolver ao utilizar aquela peça. O estilo é cartunesco, cheio de detalhes! O jogo é cheio de pequenos presentes para quem admira um trabalho bem feito.
Tudo foi feito com muito cuidado, inclusive o insert do jogo. Tudo cabe, tudo encaixa. Tem lugarzinho para guardar cada pecinha, inteligentemente feito para facilitar a preparação.
Uga-Buga!
Em Sapiens, o objetivo é fazer duas pontuações diferentes: comida e abrigo. No término do jogo exclui-se o item em que você mais marcou pontos e só vale mesmo aquele em que pontuou menos.
O turno funciona assim: você pega uma das telhas que tem à sua disposição (geralmente começa o turno com quatro) e conecta com alguma outra que esteja em seu tabuleiro. Essa conexão deve ser feita entre imagens iguais, da peça nova e alguma outra que já esteja no seu território. Aconteça o que acontecer, cenas diferentes não podem ficar adjacentes. Ao fazer essa conexão, sua tribo recebe pontos de comida igual ao número que há no espaço conectado. Depois disso você compra peças do monte comum, onde via de regra tem cinco disponíveis.
“Peças retangulares, com duas partes… e ao adicionar uma peça nova ao tabuleiro, uma das metades precisa ser igual ao local onde a conexão foi feita…”
Espera, solta esse mouse! Pois é, dominó, eu sei. Mas deixa eu acabar de explicar! As coincidências param aí. Se liga: dependendo de qual cena você conectou, um poder diferente é ativado. Por exemplo: se você conectou duas cenas de banquete (o ícone é um ossinho), você pode colocar uma telha a mais. Caso conseguiu juntar dois mamutes, você recebe um marcador de bife, que pode ser acumulado e, numa conexão futura, os bifes vão valer pontos extras de comida. Caso consiga parear duas cenas de água, você pode trocar uma telha sua com qualquer outra da mesa, inclusive de outros clãs.
Além de comida, os nossos antepassados também precisavam se preocupar com abrigo. Uma das formas de marcar pontos de abrigo aqui é conectando sua tribo a uma outra caverna, ou ainda juntando peças com o ícone de acampamento.
Pode acontecer de empacar tudo, ou seja, não ter como conectar mais nada as peças em seu clã. Nesse caso você deve abandonar essa tribo e recomeçar em outra caverna.
O jogo segue até terminarem as telhas no monte comum. Neste ponto, verifica-se as pontuações de comida e abrigo. Cada jogador exclui aquele que marcou mais, e fica valendo apenas o item menos pontuado. Portanto, quem tiver mais pontos no item que menos marcou, vence o jogo!
Avaliação
A dinâmica espacial de Sapiens é muito inteligente. Demora um pouco para entender o que é considerado uma boa jogada. Isso e variedade de poderes disponíveis deixa o jogo bastante intrigante no começo. É preciso algumas rodadas para pegar alguns pormenores. Em geral, é um jogo simples em termos de regras, mas as opções são bem variadas.
Essa multitude de opções por vezes pode fazer com que o tempo entre as suas jogadas fique demorado. Porém acontece mais quando se está nas fases iniciais de aprendizagem. Depois que todos dominarem as regras tudo flui melhor.
A experiência parece se tornar cada vez mais profunda à medida que se joga mais vezes. Há diversas estratégias, e ainda é possível mudar e fazer adaptação durante a partida. É legal para se apresentar para jogadores de nível intermediário, bastante entusiasmados para conhecer novos desafios, e também para novatos. Regras simples, cheio de opções e arte bonita garantem que será fácil arrebanhar mais alguns para o hobby.
Ficha Técnica
Sapiens
Designer: Cyrille Leroy
Número de jogadores: 2-4
Idade: 10+
Duração: 45min
Produtora: IELLO