Livro de referências adapta regras de fantasia do D&D para jogos de RPG de ficção e futuristas
Agora que a galera já se acostumou devidamente com a 5ª Edição de D&D – que nós também demos uma olhada – é hora do já tradicional Ultramodern – que traz o D20 para versões modernas dos jogos de RPG se apresentar, agora na sua versão equivalente: o Ultramodern5.
Para quem não conhece, ou não está habituado, Ultramodern observa e adapta de maneira bastante sutil as regras D20 de D&D para além dos cenários habituais de fantasia dos jogos de RPG, incluindo cenários pré-modernos, contemporâneos e aqueles que estão distantes do fantástico e futurista.
Essa apresentação das regras modernas para ficção científica visa preservar a experiência do jogo, que exige circunstâncias e ações específicas em cenários sci-fi e/ou futuristas, mantendo a base do tradicional e querido Sistema D20.
A apresentação das classes, equipamentos e cenários contemplam uma ampla variedade de possibilidades, para campanhas em ambientações que incluem:
- Cyberpunk
- Espionagem
- Guerra Moderna
- Space Opera
- Techno Fantasy
- Urban Fantasy
- Steampunk
- Velho Oeste (com ou sem aliens)
Regras para que te quero!
Essas regras podem ser aplicadas em qualquer contexto, de acordo com os desejos de mestres e jogadores. Essas regras, generalizadas nos jogos de RPG, valorizam cenários e ambientações já conhecidos, tornando os jogos mais reconhecíveis e divertidos, reaproveitando elementos de conhecimento prévio dos jogadores.
O que por um lado é bom, já que jogadores mais experientes podem simplesmente aplicar as regras e sair jogando; mas por outro, é um produto apenas para jogadores e mestres mais rodados – portanto, se você é um novato no mundo do RPG, talvez essa não seja a pedida para você.
Crie um cenário de ficção científica pura, ou insira essas regras em seu próprio mundo de fantasia para oferecer algo exclusivo.
A coisa mais divertida é que, embora essas regras tenham sido criadas com cenários sci-fi e futuristas em mente – ou seja, raios laser e aliens – essa revisão e reinterpretação das regras também pode ser aplicada à um novo cenário de fantasia. Porque, afinal, esse é o barato dos jogos de RPG – você faz o que bem entender.
Mas afinal, de que tipo de regras estamos falando? Pois bem, o livro de referência inclui:
- Um sistema de “escada” revisado, oferecendo maior adaptabilidade com a criação de personagens. Modifique sua classe com uma das sete escadas.
Regras renovadas em torno do ser humano. - Um novo sistema de lifepath incorporandos ao background (com onze novos) em uma história de vida ajustável, onde os personagens podem selecionar todos os aspectos da história do seu personagem, da família e amigos para passados amorosos.
- Dez novas classes, incluindo o infiltrador, médico, sniper e techie.
- Vinte e quatro arquétipos
- Todas as novas armas, incluindo armas de fogo tradicionais, lançadores de foguetes e rifles laser
- Nova armadura incluindo ternos de combate motorizados.
- Comprar e modificar veículos
- Mais de quarenta novos monstros incluindo robôs gigantes.
- Duas aventuras incluídas – um apocalipse zumbi e uma invasão alienígena.
Você pode encontrar a versão em pdf de Ultramodern5 nesse link, pela bagatela de 13 Trumps. Se o bolso estiver curto, você pode dar uma olhada nessa versão genérica de D20 Modern, totalmente for free.