Home > Games > Board / RPG > Jaguareté: O Encontro é RPG que narra aventuras no Brasil do descobrimento!

Jaguareté: O Encontro é RPG que narra aventuras no Brasil do descobrimento!

Jaguareté foi desenvolvido para fins pedagógicos, mas sem deixar a diversão de lado!

Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) lançou, há cerca de três anos, o kit Jaguareté: O Encontro, um rpg nacional voltado para o público juvenil, alunos e professores do Ensino Médio. O evento, aberto ao público, contou com a apresentação do concerto de música indígena “Anhangá – Espírito da Natureza”, do Quarteto Líberi do Coro da UFPR.

jaguareté

Jaguareté: O Encontro” trata-se de um RPG ambientado no período do primeiro contato entre os europeus e os povos nativos ocupantes do território que viria a ser chamado de Brasil. Mas, diferente de outros RPGs que já abordaram o assunto, o material produzido pelo Museu inova por enfocar a visão de mundo das etnias indígenas que aqui viviam.

O kit completo é composto por um livro base (com a descrição do cenário e as regras), um livro do professor, um mapa, um escudo de jogo e um dado. O jogo propõe um mergulho na densa mata brasileira no momento da chegada e do contato com os europeus, em uma perspectiva única e inédita nos RPGs: os jogadores poderão experimentar e imaginar a vida dos povos ameríndios, tanto do seu cotidiano quanto dos conflitos, da cosmologia e da mitologia. Confira o teaser do jogo abaixo!

Games e educação: parceria perfeita

O projeto foi idealizado pelo produtor cultural do MAE- UFPR, Fábio Marcolino, com colaboração do professor de história e filosofia Mateus Buffone, fundador do projeto Jogarta. Segundo Mateus, principal objetivo do Jaguareté é trazer a gameficação para educação ao transmitir o conteúdo de maneira mais agradável para o aprendizado, utilizando a linguagem de jogos como forma de ensino.

O MAE oferece oficinas de capacitação para professores interessados em incorporar o Jaguareté a suas aulas. Os exemplares produzidos foram distribuídos entre as escolas públicas do Paraná e, por enquanto, não é possível comprar o jogo. No entanto, os responsáveis pelo projeto já estudam uma segunda remessa e, possivelmente, uma futura comercialização.

Matéria originalmente publicada pelo site Mapingua Nerd!

Já leu essas?
Notebook Gamer – Como encontrar o ideal para você!
Franquias no Cinema - FormigaCast
Franquias no Cinema e além na pauta do FormigaCast!
The Elder Scroll – A história da maior franquia já vista!
Resenha de Jogos de Guerra, de J. M. Beraldo
Jogos de Guerra – Batalhas espaciais à brasileira!