Olá pessoal! Vamos a mais um lançamento do mercado em ascensão do RPG nacional. Falaremos hoje de Dragon Age, um RPG já muito conhecido no mundo dos videogames, e que também já está há algum tempo nas mesas com seus kits iniciais.
Dragon Age RPG foi publicado lá fora pela Editora Green Ronin, com autoria de Chris Pramas (fundador da Green Ronin), com um currículo gigantesco que vai desde Warhammer até Wizards of the Coast, nas terceiras edições de D&D. A editora iniciou suas atividades no ano 2000, com Nicole Lindroos (esposa de Chris Pramas), que trabalhava na White Wolf na época.
Em terras tupiniquins, o RPG tem como editora a tão famigerada Jambô, que dispensa apresentações entre os fãs de RPG nacionais, sendo com certeza a editora de RPG mais conhecida e acessível do Brasil.
Os lançamentos dos materiais de Dragon Age foram pouco comuns e bastante criticados por serem lançados em kits. Estes continham apenas “partes” dos jogos, sendo classificados por níveis – Kit 1 do nível 1 ao 5, lançado em 2010 no Brasil; Kit 2 do nível 6 a 10, lançado em 2012 no país; e também o Kit 3, do nível 11 ao 20, este ainda não lançado por aqui. Mesmo assim, ainda recebeu o prêmio de Melhor Jogo e Produto do ano em 2010 no ENnie Awards.
O lançamento por kits foi altamente criticado por vários entusiatas, sempre com a mesma reclamação: como um jogo tão bom pode vir em pedaços, tendo que aguardar vários meses para se poder jogá-lo como um todo? Interessante comentar o fato de que são os kits e livros que trazem a lore dos games.
É então que Dragon Age volta a assombrar seus concorrentes, voltando em 2016 com seu Core Rulebook, recebendo novamente o prêmio de Melhor Jogo e também o de Melhor Arte Interior no ENnie 2016, e claro que, sem mais delongas, a Jambô está trazendo este livro para nós entusiastas tupiniquins em dezembro – na verdade, já agora na CCXP 2016. E com um agrado aos fãs: já ambientado nos acontecimentos do game Dragon Age Inquisition.
Vamos a estrutura do jogo!
O sistema de jogo utiliza, para quem ainda não sabe, 3d6 (três dados normais) sendo que um deve ser diferente – este será o dado do dragão. O dado do dragão serve para medir o grau de sucesso em um teste de habilidade, se necessário, ou para ver quantos pontos de façanha o personagem ganha. Façanhas são “movimentos especiais”, que o personagem pode fazer gastando pontos. Estes movimentos podem variar de um ataque mais rápido a causar um dano bem maior. Os testes são bem simples: basta somar o resultado obtidos nos dados + habilidade + bônus e superar um número alvo determinado pelo mestre ou pelas regras. Se igualar ou superar esse número, o personagem foi bem sucedido.
As regras do jogo assim como o sistema são bem simples. Não há muitas opções, pois ele foi concebido para que fosse muito simples de se jogar. Seu personagem basicamente tenta fazer algo, que pode ser bem sucedido ou não. Se for bem sucedido, o dado do dragão ajuda a ver o quão bem você se saiu. Bônus e penalidades se aplicam com o julgamento do mestre, e estes não ultrapassam os limites de 1 a 3.
Este tipo de abordagem pode não agradar jogadores e mestres que estão acostumados com livros cheios de regras, com tabelas e capítulos inteiros para a criação de personagens e modelos prontos para usar. A criatividade e o bom senso aqui caminham juntos. No jogo existem apenas 3 classes, Guerreiro, Ladino e Mago – e se elevando os níveis, várias subclasses vão sendo disponibilizadas.
O mundo
“Apenas os tolos negam que um novo Flagelo está sobre Thedas. Ele se ergue no sul, na terra de Ferelden – o lugar onde os Guardiões Cinzentos são mais fracos. Agora, novos heróis devem construir sua reputação. Novos Guardiões Cinzentos devem preencher as fileiras cada vez mais exíguas da ordem. Você está disposto a responder ao chamado e aceitar um dever eterno?“
A historia de Thedas é vasta e complexa, cheio de ódio, guerras e monstros. Ela segue toda a linha dos jogos, e apenas para salientar, ela não é pequena, existindo 26 suplementos tratando do mundo e seus personagens notáveis. Um destaque entre eles é The World of Thedas, que traz em detalhes todos os acontecimentos passados do mundo.
O livro
Bem, apenas por dizer que o Core Rulebook ganhou o ENnie Award de Melhor Arte Interior, já entendemos muita coisa. O fascículo de mais de 300 páginas trará todas as regras básicas para mestres e jogadores, e conta com muitos detalhes sobre o mundo de Thedas, o nome dado ao local no qual Dragon Age se passa. O livro conta com muitas páginas coloridas, capa dura e bastante conteúdo para aproveitar o clima da série longe das televisões e monitores.
Dragon Age fora dos games
Dragon Age possui diversos conteúdos dos mais diferentes segmentos – para complementar e fascinar todos no universo único desta magnífica série. Além dos games, a série possui 5 livros:
Dragon Age: The Stolen Throne
Dragon Age: The Calling
Dragon Age: Asunder
Dragon Age: The Masked Empire
Dragon Age: Last Flight
A franquia também conta com:
Um filme de animação, Dragon Age: Dawn of the Seeker, lançado em 2010, em parceria com a Bioware, EA e Funimation Entertainment;
Séries de Webcomics, uma delas escrita por Orson Scott Card (Ender´s Game):
Dragon Age: Origins
Dragon Age: Origins – Awakening
Dragon Age: The Revelations
E também uma outra websérie foi produzida, com a atriz Felicia Day, que teve forte parceria com a própria Bioware. A série conta com 6 capítulos, e foi produzida em 2011 com o nome Dragon Age: Redemption.
O lançamento
O livro, como citamos anterioremente, será lançado na CCXP em dezembro dessde ano, e além de Dragon Age RPG, a Jambô divulgou vários outros lançamentos este ano. A lista inclui Mundo dos Deuses, suplemento para Tormenta RPG; os livros jogos O Templo do Terror e A Masmorra da Morte, ambos de Ian Livingstone, autor que estará no estande da editora durante o evento; o Manual do Defensor, para 3D&T e o escudo do mestre para Tormenta RPG.