Atividades diárias como treinamento, estudo dos oponentes e aprimoramento de novas táticas e estratégias fazem parte da rotina dos times de e-sports, mas dá para ir além do clichê. Ao expandir um pouco a mente para novas possibilidades, há alternativas interessantes que podem melhorar o seu rendimento nos esportes eletrônicos.
Procure inspirações em outras modalidades
Uma das maneiras de “pensar fora da caixa” para um gamer é procurar inspirações em outras modalidades. O basquete é uma excelente pedida para tal.
Esse esporte pra lá de tradicional é excelente para profissionais que trabalham em equipe, como na maioria dos jogos de e-sports. Além de ajudar a manter o físico do gamer em dia, visto que o basquete é uma atividade que queima muitas calorias, essa modalidade estimula bastante o lado coletivo.
Não é por acaso que esportistas como Antoine Griezmann, atacante do Barcelona, adora jogar e assistir basquete nas horas vagas. “É um esporte que prioriza o espetáculo, no intervalo, nas apresentações dos jogadores e tudo mais. Dentro de quadra, o jogo coletivo e o senso de trabalho em equipe são essenciais”, afirma o francês.
Para os times de e-sports, além do lado físico e do trabalho coletivo, o basquete também é um excelente motivo para conhecer mais afundo os outros jogadores da equipe, pois se trata de uma modalidade altamente social.
O poker também é uma excelente alternativa. Vários profissionais dos e-sports vieram das cartas e vice-versa. Se trata de um jogo mental em que é preciso utilizar o pensamento estratégico o tempo todo para se sobressair.
Além disso, a praticidade é outro ponto positivo, pois o poker pode ser disputado de maneira grátis no mundo online e para tal não é necessário mais do que um simples cadastro.
Já está comprovado cientificamente que o poker ajuda a estimular o cérebro em diversas formas, como na questão da concentração e foco — o que torna a modalidade ainda mais atrativa e necessária para os gamers.
Cuidar do corpo é tão importante quanto treinar jogadas
Quando você joga por períodos entre 8 a 12 horas por dia é fácil entrar nos maus hábitos, como comer fast food e não dormir o suficiente. No entanto, o estilo de vida sedentário é altamente prejudicial à saúde e afeta negativamente no jogo, como sensação de cansaço, alteração no humor e muito mais.
É por isso que vários gamers profissionais já estão começando a cuidar do corpo para não deixar com que isso atrapalhe a performance no jogo. “Não há dúvida para mim de que um estilo de vida saudável reduz a fadiga e aumenta o nível de concentração”, diz o ex-jogador de StarCraft Samayan “BlinG” Kay.
Mesmo com a rotina pesada de treinamento e torneio, geralmente sempre há tempo para cuidar da saúde. Uma caminhada consistente de meia hora já é o necessário para tirar a pessoa do quadro de sedentarismo e comer de maneira saudável traz benefícios enormes para quem precisa de muita concentração e foco no trabalho.
Manter as mãos aquecidas
Pode parecer simples e banal, mas manter as mãos aquecidas para quem joga no teclado ou com o controle é essencial para aumentar a produtividade.
O site Envavo Premium Gaming Performance, que como o próprio nome já diz é especializado em dicas para aumentar a produtividade dos gamers, fez um estudo em 2017 sobre a influência da temperatura das mãos.
“Nós começamos a experiência jogando CS: GO no inverno da Dinamarca e percebemos que não acertamos nenhum dos nossos tiros”, diz o estudo.
Os estudos mostraram que mãos frias diminuem seu tempo de reação. Nessas pesquisas, cientistas colocaram 30 pessoas em uma sala e pediram para que elas clicassem o mais rápido que pudessem reagir quando uma cor aparecesse na tela. Rapidamente eles descobriram que mãos frias aumentam o tempo que você leva para reagir. O teste foi feito para que eles primeiro clicassem com as mãos quentes. Então os voluntários colocaram as mãos deles em um balde frio de água e fizeram o experimento novamente — só que dessa vez com resultados consideravelmente piores.
Para lidar com esse problema de jogar em lugares frios, a própria Envavo criou um produto chamado Heatbuff, um gadget que esquenta o teclado de maneira sutil para que as mãos fiquem aquecidas.
Além do Heatbuff, também há luvas especializadas para gamers que ajudam a manter as mãos aquecidas durante o inverno.
Respeite o tempo e a curva de aprendizado
Essa é uma dica importante para quem persegue a carreira como profissional nos e-sports. Assim como em qualquer outra modalidade, não é possível subir de nível da noite pro dia.
É preciso respeitar o tempo e a curva de aprendizado e o que o significa na prática? Se tornar elite no que faz é um processo longo e não adianta gastar todas as suas energias praticando 18 horas por dia na esperança que você atinja um nível inalcançável em um toque de mágica.
Gamers que tentam subir de nível rapidamente com horas de treinamento insanas e extremamente desgastantes podem sofrer com danos colaterais de uma rotina unicamente voltada para os jogos.
Portanto, treine duro e faça a sua parte para melhorar, mas sempre com bom senso e respeitando a curva de aprendizado.
Atividades como meditação e yoga vão te ajudar a elevar o seu nível de concentração
Está comprovado que os exercícios de yoga e a meditação ajudam a elevar os níveis de concentração, além de outros vários benefícios. Para os gamers, realizar essas atividades são essenciais para aumentar a produtividade.
Um dos gamers adepto aos exercícios de yoga e meditação é a lenda Daigo Umehara. Um dos melhores da história quando o assunto é Street Fighter, o japonês adora realizar essas atividades há tempos.
“Sentado com os olhos fechados e focando na respiração. Quando vocês me verem assim, podem saber que estou meditando”, disse uma vez o gamer.
A internet é um grande aliado para tal. No YouTube há vários vídeos tutoriais para aprender a fazer tais atividades, assim como os incontáveis aplicativos que focam nos exercícios de yoga e meditação — portanto, não há desculpas para não começar.