Home > Games > Board / RPG > Abismo Infinito – Espaço, a fronteira final… mas não como você imagina!

Abismo Infinito – Espaço, a fronteira final… mas não como você imagina!

Abismo Infinito – Conheça o RPG brasileiro de horror espacial

Mas o que é Abismo Infinito?

“É o quarto milênio e as missões espaciais se tornaram uma necessidade desde que a Terra deixou de ser um bom lugar para viver. E fundar colônias se tornou uma forma de sobrevivência.

Você faz parte de uma equipe de astronautas se dirigindo à lugares distantes na galáxia para exploração e pesquisa. Enquanto a espaçonave desliza entre as camadas do universo rumo ao ponto programado da missão, você está dormindo em uma câmara de contenção e animação suspensa…

É quando você acorda que os problemas começam!”

Abismo Infinito - Conheça o RPG brasileiro de horror espacial

Abismo Infinito – No espaço ninguém vai… Ah, você já sabe!

Hoje falaremos de Abismo Infinito, um RPG nacional de horror espacial. Nele você interpreta um astronauta explorando o imenso espaço, e se deparando com coisas nada agradáveis.

De autoria de John Bogéa, um dos mais conhecidos autores nacionais de RPG, por várias publicações como: Terra Devastada, A Trama e Mundo Perdido, publicado pela Editora Retropunk em Junho de 2012; esta conhecida por trabalhos como Savage Worlds, Rastro de Cthulhu, vários boards, card games e literatura.

A primeira versão de Abismo Infinito foi um projeto desenvolvido em 15 dias, para o concurso de Game Design Faça Você Mesmo da Editora Secular Games, em Fevereiro de 2011, do qual foi um dos vencedores.

Os recursos da Terra estão a beira de se esgotar. No quarto milênio, as fronteiras do universo não são mais intransponíveis, e os seres humanos finalmente podem ir para além do sistema solar, desbravando o espaço obscuro, esses audazes astronautas  são considerados os heróis da humanidade.

Com auxílio das mais avançadas maravilhas tecnológicas, como Motores de Dobras, Inteligências Artificiais, Androides dos mais variados tipos, estes seletos profissionais selecionados entre milhões desafiam o espaço com coragem, determinação e inteligência…e em uma sessão comum, falham.

Este é Abismo Infinito! Uma espécie de Call of Cthulhu – que inclusive vai ganhar um videogame em breve – do espaço, filmes como The Sphere, Event Horizon ou mesmo a série de games Dead Space, servem para ajudar a traçar o perfil de horror deste jogo, apenas com uma única diferênça: aqui seu pior inimigo é você mesmo – ou melhor – seu medo.

Pesadelo Lúcido de Abismo Infinito

Abismo Infinito - Conheça o RPG brasileiro de horror espacial

A loucura toma conta em Abismo Infinito!

Depois de tanto tempo em hibernação, os tripulantes passam por longos dias em estado de letargia – alguns desenvolvem até mesmo um tipo temporário de narcolepsia. A parte subconsciente do cérebro simplesmente não desliga facilmente, fazendo com que eles cheguem a sonhar enquanto ainda estão acordados. Esses sintomas já eram previstos, e teriam como solução apenas o tempo e reorganização cerebral natural de cada tripulante.

Teoricamente, a confusão mental duraria pouco menos de uma semana – um triste engano. A distância no espaço e o tempo de hibernação, de alguma forma obscura, tiveram uma influência terrível sobre essa condição de sonolência. O que era para ser apenas um leve estado temporário de confusão da realidade – nada que prejudicasse a sanidade dos tripulantes – tende a se tornar um turbilhão de loucura e morte.

Os tripulantes simplesmente perdem a noção do que é real e do que é um sonho, ouvindo vozes, vendo coisas, se perdendo em ilusões e manifestações oníricas horrendas. E o pior, é que tudo que se manifesta são alucinações terríveis dos pavores particulares de cada um, como um grande surto de delírio coletivo.

Às vezes, há dúvidas até mesmo se eles estão realmente acordados, ou se tudo faz parte de um sonho ruim enquanto ainda estão viajando pela ponte, inertes em suas Cápsulas de Hibernação.

O Sistema

O andamento do jogo é dividido por cenas, onde o mestre cria situações e o personagem faz ações para definir o andamento das cenas. No jogo você escolhe cargos, que seriam mais ou menos a sua classe, mas com um diferencial: entre os outros jogos do gênero, aqui o que vale é conceito.

Então se você é um Médico, não existe uma lista ou tabela do que você pode fazer – mas subentende-se que um Médico saiba diagnosticar doenças conhecidas, tratar ferimentos, operar equipamento médico, receitar remédios, identificar problemas orgânicos, realizar cirurgias e tudo mais que esteja dentro da gama de atividades de um Médico. E são diversos cargos para se escolher, Astrogeólogo, Cosmólogo, Criptólogo, Engenheiro, Exobiólogo, Médico, Navegador, Psicólogo, Segurança e Videomaker.

O jogo tem uma mecânica parecida com FATE, onde você cria uma citação sobre seu personagem, juntamente com âncoras que são suas motivações para um dia retornar à Terra e viver. Os atributos incluem como Sonolência, Medo Particular e Ferimentos. A distribuição de atributos determina a sua parada de dados que são feitas com d6. E um sistema simples de vantagens ou desvantagens circunstanciais complementa a mecânica, oferecendo bônus ou penalidades nas rolagens dos jogadores .

As regras são de fácil entendimento e aplicação, o que torna Abismo Infinito um excelente jogo para iniciantes, ou jogadores que procurem um one shot descomplicado para o fim de semana.

Infelizmente, o livro Abismo Infinito se encontra fora de estoque pela loja da Retropunk, mas pode ser encontrado em alguns revendedores. A boa notícia é que o Quick Start, mais a excelente aventura rápida A Caixa Dourada, podem ser baixadas de graça no site da editora.

Ah, também pode ser baixada uma HQ introdutória à ambientação do sistema, esta feita por ninguém menos que Dalts e Raphael Fernandes, velhos conhecidos do cenários dos quadrinhos nacional. Vale muito a pena!

Abismo Infinito - Conheça o RPG brasileiro de horror espacial

A HQ de Dalts e Raphael Fernandes prepara o terreno para o jogo!

 

Já leu essas?
Notebook Gamer – Como encontrar o ideal para você!
Franquias no Cinema - FormigaCast
Franquias no Cinema e além na pauta do FormigaCast!
The Elder Scroll – A história da maior franquia já vista!
Resenha de Jogos de Guerra, de J. M. Beraldo
Jogos de Guerra – Batalhas espaciais à brasileira!