Que tal assistir um inédito de Hitchcock?
É claro que não se trata de uma produção como Um Corpo que Cai, Psicose ou Janela Indiscreta.
Na verdade, trata-se de um documentário de 1945, comandado pelo diretor, sobre campos de concentração nazistas e será projetado integralmente neste ano, após ter passado por uma restauração recente. Considerado por muitos especialistas de cinema como um “Hitchcock perdido”, ainda é discutido o tamanho de sua participação neste projeto. A certeza que existe é que o diretor examinou o material e o editou.
Na época, após rodar Sombra de uma Dúvida e Um Barco e Nove Destinos, Hitchcock começou a trabalhar em alguns documentários curtos. Através de um convite do produtor e amigo Sidney Bernstein, foi apresentado a um projeto chamado “F3080”, uma documentação filmada que envolvia a libertação dos campos de concentração alemães e imagens de grande impacto sobre os horrores do Holocausto. Assim Hitchcock teve acesso a este material e começou a trabalhar em cima dele.
Este documentário desapareceu, talvez pelo seu conteúdo, até ser localizado por um pesquisador norte-americano, no início dos anos 1980. Assim, uma versão de Memory of the camps (título que recebeu) foi mostrada em Berlin em 1984.
Atualmente voltou a ser pauta e o documentário “perdido” será restaurado pela Imperial War Museum de Londres e provavelmente exibido em versão mais acessível ao público neste ano. Obviamente o documentário tem sua importância pelo conteúdo em si, mas já tem um algo a mais… A mão do mestre Hitchcock.
Para quem quiser ver o conteúdo, não integralmente e não restaurado, é só acompanhar abaixo. Aviso: cenas fortes.