A renomada revista francesa de cinema, a Cahiers du Cinema, lançou a sua lista dos 10 melhores longas do ano. Claro que são filmes longe do mainstream, mas vale a curiosidade de ver alguns destes filmes relacionados aqui. Confira a lista completa abaixo com o alemão Toni Erdmann no topo!
1. Toni Erdmann – Maren Ade
2. Elle – Paul Verhoeven
3. The Neon Demon – Nicolas Winding Refn
4. Aquarius – Kleber Mendonça Filho
5. Ma Loute – Bruno Dumont
6. Julieta – Pedro Almodóvar
7. Rester Vertical – Alain Guiraudie
8. La Loi de la Jungle – Antonin Peretjakto
9. Carol – Todd Haynes
10. Le Bois dont les Rêves sont Faits – Claire Simon
Há diversas curiosidades nesta lista, começando pelo fato de nenhum deste filmes ter sido vencedor em Cannes. Este ranking, que traz o brasileiro Aquarius, do cineasta Kleber Mendonça Filho, em um honradíssimo 4º lugar, apresenta surpresas. Até filmes mal recebidos em Cannes estão tendo oportunidade de aparecer.
A presença de elogiados pela crítica, como o caso do drama alemão Toni Erdmann, e Elle, de Paul Verhoeven, não ofuscou as surpresas de The Neon Demon, do excelente diretor Nicolas Winding Refn, que colecionou mais críticas ruins do que boas, e do longa Julieta de Pedro Almodôvar, outro filme que dividiu opiniões.
E aí, o que achou desta lista da Cahiers du Cinema? Já assistiu alguns desses? Aproveite para conferir nossas críticas de Aquarius, The Neon Demon, Elle e Julieta…