O primeiro trabalho de James Cameron: Xenogenesis
Antes da consagração e dos orçamentos astronômicos (até mesmo antes de Piranha 2), James Cameron era um aspirante a cineasta como qualquer outro, que se apresentou ao mundo – ou a algumas poucas pessoas que viram – com um curta-metragem de 12 minutos chamado Xenogenesis, produzido em 1978.
Com poucos recursos, o trabalho começa com ilustrações e uma narração, anunciando a “aventura definitiva do homem”. O ator William Wisher, que depois faria pequenas participações em O Exterminador do Futuro e sua continuação, interpreta um tripulante a bordo de uma nave senciente, envolvido em situações que seriam reaproveitadas em outros filmes de Cameron.
O futuro “Rei do Mundo” seria depois contratado por Roger Corman, trabalhando na criação de modelos. Irônico James Cameron ter trabalhado para alguém conhecido pelos filmes baratos e pela maximização de recursos. Bem, voltando ao nosso assunto principal, Xenogenesis é uma curiosidade bacana e vale ser descoberto por quem é fã ou não do cineasta.
Aliás, há algum tempo, publicamos um artigo sobre a relação entre a obra do escritor Harlan Ellison e O Exterminador do Futuro. Já viu?
Assista ao curta de James Cameron, Xenogenesis!