Home > Seriados > Artigos > As crias de Harlan Ellison e O Exterminador do Futuro!

As crias de Harlan Ellison e O Exterminador do Futuro!

Aproveitando a estreia de O Exterminador do Futuro: Gênesis, aí vai um fato pouco comentado sobre o surgimento desta franquia (que também foi tema do FormigaCast), envolvendo um cara chamado Harlan Ellison!

Harlan Ellison

Harlan Ellison

Os fãs de ficção científica sabem da importância de Harlan Ellison. Embora o mercado editorial brasileiro não dê muita atenção a ele, até o presente momento, é notável a quantidade de prêmios que ele ganhou pela vida inteira e as suas contribuições ao gênero na literatura, nos quadrinhos e principalmente na TV. Seu nome é bastante lembrado por aquele que é considerado o melhor episódio da série clássica de Star Trek, Cidade à Beira da Eternidade, que inclusive ganhou uma adaptação em quadrinhos no ano passado, mas a razão de ser deste texto é o seu envolvimento indireto com um certo sucesso do cinema de 1984.

Terminator_Harlan Ellison

Em O Exterminador do Futuro (The Terminator) existe um crédito curioso, inserido nas cópias de home video: “Acknowledgement to the works of Harlan Ellison”, ou seja, reconhecimento aos trabalhos deste autor. O motivo é que Ellison, tido como temperamental, considerou a produção da Orion Pictures como um plágio de suas ideias, utilizadas nos roteiros de dois episódios que ele escreveu para uma outra série bastante famosa, no ar vinte anos antes de James Cameron estourar.

Quinta Dimensão (The Outer Limits) foi ao ar na TV norte-americana entre 1963 e 65, como uma espécie de série irmã de Além da Imaginação (The Twilight Zone), porém com episódios mais longos e temática voltada à ficção científica. Ellison escreveu dois episódios para segunda temporada, estreando com Soldier, que mostrava dois soldados inimigos em um futuro distante e inóspito, cujo narrador explicava tratar-se de pessoas criada para guerrear desde o nascimento. No meio do campo de batalha, uma onda de energia joga os dois em direção a 1964, mas apenas um chega enquanto o primeiro fica preso entre as duas épocas. Qarlo aparece desorientado em um beco, onde acaba matando um jornaleiro e é capturado pela polícia.

O viajante do tempo!

O viajante do tempo!

A similaridade com o filme de James Cameron está, além da temática de dois viajantes do futuro chegando em momentos diferentes, nas situações em quem Qarlo é interrogado, enquanto tentam  determinar de onde ele veio. É um tanto ingênua a forma como se aceita rápido que ele viajou no tempo, mas isso é outra história, e basicamente é isso que Soldier e O Exterminador do Futuro tem em comum. Naquele mesmo ano, no mês seguinte, outro episódio escrito por Ellison, Demônio da Mão de Vidro, foi ao ar lidando novamente com viagem no tempo, mas em uma trama que envolvia a salvação da humanidade e uma mão biônica, entre outros detalhes.

Se houve uma “reciclagem” mesmo, é complicado acusar, mas as coisas se resolveram sem muito barulho a favor do escritor, conforme você já viu no início. Além do crédito incluído, uma soma em dinheiro não divulgada foi o bastante para dar fim ao incômodo, pelo menos o de Harlan Ellison, já que James Cameron não deve ter gostado muito. Se a sua curiosidade foi aguçada, abaixo você assiste a Soldier, na íntegra e legendado (só ativar as legendas no lado superior direito do player), e se você ainda quiser mais depois disso, também já havíamos publicado Demônio da Mão de Vidro completo, legendado, com um artigo sobre a adaptação em quadrinhos!

P.S.: Já que o assunto é Quinta Dimensão, você já sabe o que isso tem a ver com Watchmen?

Já leu essas?
O Exterminador do Futuro – O apocalipse de James Cameron em livro!
Viagem no tempo em Além da Imaginação - FormigaCast 109
Viagem no tempo em Além da Imaginação na pauta do FormigaCast!
Crítica de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio – A sexta é de vez!
O Segundo Rosto no Formiga na Tela
O filme O Segundo Rosto no Formiga na Tela!