Home > Cinema > Artigos > SPIELBERG e o PLANO-SEQUÊNCIA analisado em vídeo legendado!

SPIELBERG e o PLANO-SEQUÊNCIA analisado em vídeo legendado!

Quando falamos em plano-sequência, o que vem à cabeça de qualquer cinéfilo na hora? Vou chutar… O filme Arca Russa, de Alexander Sokurov, o trabalho de Alfonso Cuarón, que já tomou o recurso como marca estilística, Festim Diabólico, de Hitchcock, que segue como o mais lembrado de todos… Forçando um pouco, quem acompanha séries também pode ter lembrado da primeira temporada de True Detective, que em seu quarto episódio também teve seu momento de tomada longa, excelente, por sinal.

Cena de TUBARÃO!

Cena de TUBARÃO!

Alguém lembrou de Steven Sipelberg? Acho difícil e existe um motivo para isso. Ele oculta, de forma bastante esperta, a utilização do plano-sequência em seus filmes, fazendo com que o espectador não perceba a ausência de cortes. Tony Zhou, profissional da área que faz vídeos sobre cinema por diversão, compilou os exemplos para provar isso, com direito a uma narração explicando qual é a manha.

Gostando ou não de Spielberg, deixando de lado as escolhas que cara faz vez por outra, isso é uma prova incontestável de talento, técnica e domínio da composição do espaço cênico. Seja você profissional, estudante ou apenas um cinéfilo mais dedicado, esse vídeo é para você.

Confira, devidamente legendado!

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=8q4X2vDRfRk”]

Já leu essas?
Band of Brothers - HBO
Band of Brothers na pauta do Formiga na Tela!
Encurralado - Spielberg
Encurralado, primeiro filme de Spielberg, no Formiga na Tela!
Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida - FormigaCast
A estreia de Indiana Jones no cinema é a pauta no FormigaCast!
Aventureiros do Cinema - FormigaCast
Aventureiros do Cinema na pauta do FormigaCast!