Bastardos Inglórios é uma verdadeira aula de suspense
O canal Lessons from the Screenplay é ótimo para quem procura entender o que funciona nos filmes, dissecando vários elementos dentro de suas estruturas. No vídeo mais recente, o objeto de estudo é Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds), de Quentin Tarantino (ouça também nosso podcast sobre sua filmografia e leia a crítica de Os Oito Odiados).
O foco é o suspense e a tensão, então a análise se ocupa da maravilhosa sequência de abertura do filme, que introduz o vilão Hans Landa, assim como apresentou o ator Christoph Waltz para o mundo. Existem duas perguntas fundamentais: “O que faz esta cena tão eficiente?” e “Como Quentin Tarantino tornou 17 páginas de duas pessoas conversando em uma das cenas mais tensas da memória recente?”
O narrador do canal, que se apresenta apenas como Michael, faz alusão a um artigo de Moritz Lehne e Stefan Koelsch, chamado “Buscando um modelo psicológico geral de tensão e suspense”, enfocando quatro dos seis componentes relacionados no texto. São eles conflito, dissonância e instabilidade, incerteza, significado emocional de eventos antecipados e ausência de controle.
Ele também cita Hitchcock, com o exemplo da bomba embaixo da mesa, lembrando que, se o público apenas se assusta com a explosão, sem saber que ela estava lá, o choque é momentâneo. Caso a plateia já tenha consciência da bomba por toda a sequência, existe um estado constante de suspense. Tarantino usa isso a seu favor na cena de abertura de Bastardos Inglórios.
Assista ao vídeo abaixo, que conta com legendas em português. É só acionar no primeiro ícone na parte inferior direita do player.
Confira!