Home > Quadrinhos > Artigos > O final de Watchmen e a homenagem à série Quinta Dimensão!

O final de Watchmen e a homenagem à série Quinta Dimensão!

Sabe qual foi a inspiração para o final da hq Watchmen?

Mesmo que você não goste de quadrinhos de super-heróis, se acompanha cinema de um modo geral, já ouviu falar da HQ Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, pois a mesma foi adaptada às telas em 2009. Talvez também saiba que essa é a única obra em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances em língua inglesa, organizada pela revista Time.

Se você já é um adepto deste tipo de leitura, muito provavelmente já a leu (e releu), portanto, qualquer consideração sobre suas qualidades e seu impacto artístico e comercial seria redundante, afinal isso é discutido desde seu lançamento em 1986.

O assunto aqui abordado gira em torno de algo que pouca gente viu, mesmo que já saiba do que estamos falando. Trata-se de uma referência explícita dentro das páginas de Watchmen a um episódio em especial de uma famosa série da TV norte-americana nos anos 60: THE OUTER LIMITS, conhecida no Brasil como Quinta Dimensão.

A hq Watchmen e a inspiração para seu final

Improvável que você tenha chegado até aqui e nunca tenha lido Watchmen, mas lá vai o aviso:

Spoilers a seguir

*

Na HQ, após a descoberta de que Ozymandias era o responsável pela morte do Comediante, evento que desencadeia a trama, também é revelado que o plano original era simular um ataque alienígena ao centro de Nova York, resultando em milhares de mortos, forçando a união entre os países e acabando com a ameaça de uma guerra nuclear, resumindo rapidamente. O final do filme tem essa essência e segue a mesma lógica, porém, troca a falsa invasão por um ataque forjado do Dr. Manhattan às grandes capitais do mundo. Numa das últimas páginas da história, Alan Moore incluiu um detalhe que permeia todo o espaço e mostra sua fonte de inspiração.

A hq Watchmen e a inspiração para seu final

Referência explícita a Quinta Dimensão. Repare no penúltimo e antepenúltimo quadrinhos.

Quem vigia a Quinta Dimensão?

O episódio THE ARCHITECTS OF FEAR, da série THE OUTER LIMITS, foi ao ar em 30 de setembro de 1963, sendo o terceiro da primeira temporada. A história mostrava um grupo de cientistas, em plena Guerra Fria, preocupados com a possibilidade de um holocausto nuclear. Decidem então modificar um deles, cirúrgica e geneticamente, para se parecer com um alienígena, que surgiria como o primeiro de uma invasão, e assim criar um inimigo comum às nações.

Consta que Len Wein, editor da HQ, exigiu que Alan Moore mudasse a sua história por achar que eram semelhantes demais. O roteirista manteve sua postura e Wein se demitiu. De qualquer forma, ao assumir a fonte citando-a na narrativa da própria história, qualquer autor já se exime de algum eventual questionamento moral ou ético, pois, no mínimo, está admitindo a influência externa. Claro que qualquer profissional de destaque vez por outra acaba sendo criticado de forma leviana por este ou aquele grupo, e o barbudo não seria exceção.

Aliás, publicamos uma extensa entrevista com o criador de Watchmen!

Alan Moore  - A hq Watchmen e a inspiração para seu final

Alan Moore

 

Len Wein tinha razão? Moore plagiou ou é apenas um admirador prestando um tributo? O que separa a citação da cópia ou apropriação pura e simples? Perguntas polêmicas geram respostas idem, então aproveitem para assistir ao episódio legendado e NA ÍNTEGRA, e aí façam seu próprio julgamento.  Só não vale reclamar da máscara do alienígena…

Nosso videocast também tem mais conteúdo sobre Watchmen. Confira!

Assista ao episódio de Quinta Dimensão completo e legendado!


Já leu essas?
thor: ragnarok
Thor: Ragnarok – Pastelão esquizofrênico
história do brasil
A Infância do Brasil – A triste história do Brasil pelos olhos das crianças!
HQ Teocrasília
A HQ Teocrasília é mais um trabalho nacional no Catarse!
Dark Horse Comics libera prévia de Grandville: Force Majeure
Dark Horse Comics solta prévia do novo álbum de Bryan Talbot!