Home > Quadrinhos > Artigos > Mini Documentário sobre os artistas da EC Comics!

Mini Documentário sobre os artistas da EC Comics!

EC Comics: Grandes artistas reunidos!

A EC Comics é famosa pela reunião de talentos que promoveu enquanto conheceu o sucesso, estourando na indústria dos quadrinhos entre as décadas de 1940 e 50. A história de como William Gaines herdou do seu pai a empresa Educational Comics, em 47, que publicava histórias bíblicas e de ciência para igrejas e escolas, mudando radicalmente seu rumo, é bem conhecida. Em suas mãos, ela se transformou em Entertaining Comics, com publicações de HQ’s de terror (Tales from The Crypt, Vault of Horror e Haunt of Fear), crime (Crime SuspenStories e Shock SuspenStories), ficção científica (Weird Fantasy e Weird Science) e guerra (Frontline Combat e Two-Fisted Tales).

Mini documentário sobre os artistas da EC Comics

Ao lado dos editores/roteiristas Al Feldstein e Harvey Kurtzman (criador da MAD), eles tinham na equipe Johnny Craig, Reed Crandall, Jack Davis, Will Elder, George Evans, Frank Frazetta, Graham Ingels, Jack Kamen, Joe Orlando, Al Williamson e Wally Wood, entre outros. A ousadia narrativa e o desenvolvimento de um estilo próprio eram encorajados, inclusive nos roteiros.

O declínio chegou rápido, infelizmente, com a caça às bruxas deflagrada pelo livro do psiquiatra Frederic Wertham, Sedução do Inocente, em 1954 (um assunto sobre o qual você pode pesquisar no livro Homens do Amanhã*). O alvo principal foram os títulos da EC, com sua temática mais forte. Com a criação do Comics Code Authority, auto censura criada pela própria indústria de quadrinhos, o vanguardismo de Bill Gaines e seu grupo não resistiu e os títulos foram cancelados.

*(Aproveite e leia também a resenha de Marvel Comics: A História Secreta)

Mini documentário sobre os artistas da EC Comics

Além da revista Cripta do Terror, publicação da editora Record entre 1991 e 92, que durou apenas sete edições, os quadrinhos EC não tiveram no Brasil uma revista dedicada ao selo, apenas mais algumas histórias soltas em outros gibis de terror.

Ficou para sempre a lembrança desta equipe fantástica de artistas, assunto abordado em um segmento do documentário de 2004 Tales from the Crypt: From Comic Books to Television, sobre a adaptação televisiva do título mais famoso da EC.

Assista!

Já leu essas?
As Aventuras de Buckaroo Banzai
As Aventuras de Buckaroo Banzai – Um cult bizarro!
gotham
Gotham DPCG: Corrigan – Um final digno para uma série injustiçada!
Crítica de Sobrenatural: A Última Chave
Sobrenatural: A Última Chave – Assustadoramente bom!
karl edward wagner
Karl Edward Wagner – Sobre Kane, drogas, escrita e Espada & Feitiçaria!
  • 1 2

    Daniel parabens gostei desse texto e mais ainda de indicação que você deu no final.