Home > Programas > Formiga na Tela > O Samurai do Entardecer na pauta do Formiga na Tela!

O Samurai do Entardecer na pauta do Formiga na Tela!

Primeira parte de uma trilogia temática, O Samurai do Entardecer (Tasogare Seibei) foi dirigido por Yoji Yamada e lançado em 2002. Com enfoque em um samurai pobre levando a vida com dificuldade, em meio a um país que enfrentava sua transição histórica, a obra impressiona pelo seu conteúdo dramático. Sem glorificar a imagem destes guerreiros em lutas estilizadas, é um retrato realista e profundamente humano de pessoas enfrentando circunstâncias comuns à vida.

Yamada dirigiu depois A Espada Oculta (2004) e Honra de Samurai (2006), completando sua trilogia. Nome associado ao Jidaigeki, termo do cinema ou teatro japonês que designa dramas de época, o diretor voltou-se para o universo destes guerreiros lendários, trazendo uma carga dramática que pode surpreender, ou até desapontar, quem está atrás de longas e estilizadas batalhas de espada. Inclusive, o Japão também utiliza uma terminologia específica quando a razão de ser da obra são as lutas – Chanbara, uma palavra originada pelo som da lâmina.

Primando pelo realismo, a trilogia traz lutas muito rápidas e pontuais na trama. Estas não são o objetivo de Yamada, mas desmistificar certas habilidades que entraram para o folclore, mostrando seres humanos de verdade vivendo situações com as quais podemos nos identificar e nos comover, independente da distância cultural.

Curta o vídeo, inscreva-se no canal, comente e compartilhe! Semana que vem tem mais!

Já leu essas?
Crítica de Esta é a Sua Morte.
Esta é a Sua Morte – Mais um passo maior que a perna!
Crítica do filme Rodin.
Rodin – A plenitude da arte e a imperfeição da vida!
Ser ou Não Ser, é o curta brasileiro que concorre em festival sobre Shakespeare
Curta brasileiro em festival dedicado a William Shakespeare!
Mario Bava: Do Terror Gótico ao Giallo
Mario Bava é tema de uma palestra no Formiga na Tela!