Home > Games > Galaxy of Pen and Paper é um RPG sobre RPG’s!

Galaxy of Pen and Paper é um RPG sobre RPG’s!

Jogo dá sequência ao conceito de Knights of Pen and Paper, agora situado no espaço

Em 2012, o estúdio brazuca Behold lançou Knights of Pen and Paper, um video game que buscava capturar a experiência de um bando de jogadores sentados em volta de uma mesa para mandar ver com um RPG de fantasia. Galaxy of Pen and Paper, disponível para PC, iOS e Android, traz a mesma experiência – só que melhor, e no espaço.

pen and paper

O jogo começa com os jogadores criando um GM (game master para os não-íntimos), compodo-o (ou “a”) da maneira mais apropriada para um cenário de ficção científica. Então, eles geram um par de jogadores para começar uma party de RPG.

Assim que a mesa de jogo está devidamente preparada, o GM prepara o cenário. Os personagens dos jogadores estão em um planeta deserto chamado Tanton (é claro que tinha que ser um planeta deserto), onde eles encontram a si mesmos contemplando um pegajoso proprietário de um ferro-velho de naves, abarrotado com referências a desenhos e filmes.

O dono do lugar então manda os jogadores em sua primeira aventura, encarando um de seus armazéns infestado de vermes insectóides. Depos que a conversar não funciona (como raramente funciona), os jogadores enfrentam os insetos em combate de turnos. A iniciativa é rolada (atrás do escudo do mestre, claro), e os jogadores usam suas habilidades aprimoradas pela suas escolhas de profissão para surrar os bichos. É tão simples quanto divertido.

pen and paper

Como todo bom RPG, progride

Após a batalha, os pontos de experiência são distribuídos, os personagens sobem de nível, novas habilidades são escolhidas e a narrativa progride. Existe uma história em Galaxy of Pen and Paper – nenhum GM de respeito começaria uma sessão sem uma – mas, conforme o jogo progride, o jogador ganha a habilidade de gerar missões de vários tipos, dando aos personagens novas maneiras de juntar tesouros e experiência.

O jogo ganha a gente nos detalhes. Tudo é feito para evocar a memória afetiva dos jogadores – preste atenção na trilha sonora, e delicie-se com esse puro excerto oitentista.

A música e a apresentação estão acima dos jogos mais antigos, o humor está no ponto certo, e a diversão é garantida – o sistema de combate entre naves surpreende não pela grandiosidade, que não é o foco do jogo, mas pela dinâmica quase perfeita dentro da sua proposta. Agora, porque eles não chamaram o jogo de Space Knights of Pen and Paper, só o GM sabe.

Galaxy of Pen and Paper está disponível para SteamiOS e Android.
pen and paper
Esta matéria foi baseada no site Kotaku!
Já leu essas?
reanimator
Herbert West – Reanimator vai se tornar board game!
numenera 2
Numenera 2 – Continuação de sucesso vai para o kickstarter!
doom
Doom irá abrir os portões do Inferno no Nintendo Switch!
journey
Desenvolvedora de Journey anuncia novo jogo – Sky!