Home > Quadrinhos > Cebolinha: Recuperação – A vida é um plano infalível!

Cebolinha: Recuperação – A vida é um plano infalível!

 Cebolinha: Recuperação aborda problemas de gente grande

Por mais traumáticas ou tristes que sejam, nossas primeiras experiências nunca nos abandonam. Ficam guardadas em algum lugar dentro da cachola que a gente vasculha de tempos em tempos. Algumas vezes, até sem querer. Se deparar com as primeiras páginas de Cebolinha: Recuperação, do gaúcho Gustavo Borges, é ser invadido por lembranças que remetem  às primeiras vezes em que juntamos letras com dificuldade e, enfim, conseguimos ler uma história sozinhos.

Clique na imagem para comprar!Resenha Cebolinha: Recuperação

O mais novo lançamento do selo Graphic MSP, que traz releituras dos clássicos personagens criados por Maurício de Sousa (que já nos deu lindezas como Chico Bento: Arvorada e duas edições dedicadas ao Astronauta), apresenta o personagem mais presente na vida dos leitores dos gibis protagonizados pela turma do bairro do Limoeiro. Sim, porque todo menino já teve a sua fase de planos infalíveis e toda menina já teve que aturar um “baixinha, gorducha e dentuça” ou algo do gênero nos recreios da vida. Há vários Cebolinhas por aí. Um deles, inclusive, é responsável pelo traço desta nova aventura, que contribui para tornar a leitura ainda mais divertida e,ao mesmo tempo, emocionante.

Gustavo Borges tinha 21 anos quando recebeu um convite que mais parece um presente: criar uma nova história para aquele que é o seu personagem preferido. Ainda com alma de menino, mas já com muitas histórias na bagagem, o resultado foi um equilíbrio perfeito entre a fantasia da infância com a descoberta das agruras do mundo dos adultos. Cebolinha: Recuperação, como o próprio título já indica, mostra o filho do Seu Cebola encrencado com as notas na escola. Tudo por conta da competição com Robertinho, o novo aluno. Não bastasse ser o centro das atenções da turma, o garoto tenta bancar o esperto e colar nas provas finais. Adivinha quem descobre o feito? Mas ao invés de virar exemplo de aluno, Cebolinha acaba de recuperação junto com Robertinho. Parece o fim do mundo para o dono do Floquinho, mas logo ele irá descobrir o que são problemas de verdade.

Paralelo aos estudos para passar de ano (e se vingar do Robertinho, aquele malandro!), Cebolinha vê a grana da família diminuir com a demissão de seu pai. Mas o que é falta de dinheiro quando se tem um caderno de planos infalíveis? Com a inocência típica da idade, ele troca as mirabolantes ideias para capturar o Sansão por técnicas para ganhar alguns trocados e impedir que seus pais tenham que colocar a casa onde moram à venda. Cebolinha preocupado com as contas da casa? Sim, e não apenas com os números, mas com as emoções abaladas que um corte brusco no orçamento causa em tantas casas do mundo de fora dos quadrinhos.

Resenha Cebolinha: Recuperação

Tudo começa com um rabisco

Seguindo a linha de outros artistas convidados para revisitar as criações de Maurício de Sousa, Gustavo Borges imprimiu o estilo de seu traço no álbum, sem deixar de lado as marcas registradas dos personagens. Aqueles cinco peculiares fios de cabelo continuam lá e Floquinho ainda é verde e ninguém parece se preocupar com isso. Afinal,a vida já é tão complicada que a cor do cachorro pouco importa. Floquinho aliás, é um coadjuvante importante, que serve de confidente de Cebolinha nas horas mais complicadas. E elas não são poucas, já que a aproximação da fatídica prova de recuperação anda lado a lado com os nãos recebidos pelo Seu Cebola nas entrevistas de emprego.

Cebolinha: Recuperação é permeado por rabiscos que seriam parte do caderno de planos infalíveis de seu protagonista. Durante a leitura, fica difícil não não gastar algum tempo admirando um desenho quase infantil, mas que diz muito sobre a infância de quem descobriu o mundo das palavras por meio dos balões que mostravam um menino que trocava o “R” pelo “L” e esquematizava nos mínimos detalhes as artimanhas para infernizar a pobre Mônica. É uma nova história,mas que remete a algo muito familiar. Pensamos nos nossos próprios rabiscos, os planos infalíveis que criávamos e que iriam resolver todos os nossos problemas. Aqueles que a gente cresce e deixa pelos cantos.

Gustavo Borges não abandonou seus rabiscos. Vive deles, aliás, E conseguiu colocar em Cebolinha: Recuperação uma lição que muitos adultos procuram em livros, cursos, mesas de bar e afins: nem a mais organizada das criaturas está livre de imprevistos. Uma hora as coisas podem dar errado, a casa inundar e a nota baixar. É aí que a gente corre, descobre talentos e muda de direção. Plano infalível é não se deixar abalar por isso e seguir em frente.

Já leu essas?
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!
Amarelo Seletivo HQ - Formiga na Tela
A HQ Amarelo Seletivo na pauta do Formiga na Tela!
Por que esse desprezo por super-herois - FormigaCast
O desprezo de alguns por super-heróis na pauta do FormigaCast!