Sucesso da banda desenhada franco-belga, Zombillénium vira animação
O quadrinho franco-belga tem uma tradição gigante na história da Nona Arte. Asterix, Tintin, Spirou, Lucky Luke… a lista é grande, ficando apenas naqueles que são mais famosos fora de suas terras. A criação de Arthur de Pins, Zombillénium não é conhecida por aqui, mas já vendeu mais de trezentas mil cópias em seu mercado de origem. Não se limitando ao sucesso comercial, a série iniciada em 2009, na revista Spirou nº 3698, também foi premiada no conceituado festival de Angoulême em 2012.
A temática infanto-juvenil, com uma arte na tradição da linha clara, mistura comédia e terror, apresentando uma galeria de monstros, zumbis, vampiros e lobisomens reais, dentro de um parque temático de Halloween. A versão animada, comandada pelo próprio criador dos quadrinhos, Arthur de Pins, em parceria com Alexis Ducord. Após uma série de testes com animações curtas nos últimos anos, Zombillénium agora terá sua versão em longa metragem, estreando no Festival de Annecy, entre 12 e 17 de junho.
Confira o trailer!
A sinopse oficial da adaptação animada diz:
Zoombillénium, o parque temático de Halloween, por acaso é o único lugar na Terra onde monstros reais podem se esconder à vista de todos. Quando Hector, um humano, ameaça expor a verdadeira identidade de seus empregados, o gerente vampiro não tem outra escolha, a não ser contratá-lo. Para ver sua filha, hector precisa escapar de seus colegas zumbis e lobisomens.
Parece divertido, embora a animação não tenha aquela excelência técnica que costumamos ver nas grandes animações dos EUA. De qualquer forma, entendemos que existe uma limitação de orçamento nestes filmes fora do eixo hollywoodiano, então está valendo. A temática lembra Hotel Transylvania, de Genndy Tartakovsky, não? Aliás, falando no cara, que tem influência clara do estilo franco-belga, se você curte animação, dê uma olhada também neste artigo sobre Star Wars: Clone Wars.