Há pouco tempo, rolou uma declaração confusa por parte da DC, dizendo que mesmo em meio a todas as reformulações, reboots e relançamentos, TODAS as histórias eram canônicas. Agora, já é possível ter uma ideia do que isso significa.
SPOILERS abaixo:
De acordo com o ComicBook.com, o Universo DC agora é oficialmente o Multiverso DC! Dentro dos eventos de Convergence #8, lançado ontem nos EUA, toda linha do tempo da editora com todas as suas histórias publicadas são consideradas canônicas, funcionando cada uma como linha alternativa. Isso significa que a DC pré-Crise, Pós-Crise, a fase Zero Hora e pré-Ponto de Ignição são válidos para que os criadores produzam histórias dentro de cada um destes contextos. Sobre a encarnação atual, os Novos 52, também está nesta salada, mas permanecerá como o universo primário.
Mas esse conceito não esbarra em Crise nas Infinitas Terras, de 1985, onde o multiverso deixou de existir? Sim, mas em Convergence #8 os heróis “desajustados” na linha temporal – Flash (Barry Allen) , Supergirl pré-Crise e Parallax viajam no tempo até os eventos da Crise, evitando o colapso do multiverso e mudam toda a história da DC. É isso…
A arte de Ethan Van Sciver mostra alguns universos familiares aos leitores mais antigos. Será que trazer o multiverso de volta é uma boa? Vai aliviar o leitor que se sentia traído, cada vez que as histórias que gostava eram apagadas? Veremos como isso se desenrola, já que Convergence dará lugar a Divergence, que começa semana que vem.