Onde foi parar a capa original de Batman: The Killing Joke?
Você já ouviu falar de A Piada Mortal (Batman: The Killing Joke). A clássica história do Batman, ou do Coringa, melhor dizendo, que foi uma das principais obras na revolução nos quadrinhos de super-heróis, na década de 1980. Você também deve saber que foi escrita pelo polêmico Alan Moore (já leu essa entrevista com Moore?) e desenhada pelo fantástico Brian Bolland.
(Aliás, dê uma olhada também nesta leitura dramática de um trecho de A Piada Mortal)
Depois de todo esse tempo, a HQ continua gerando controvérsia, dissertações, teorias e discussões de todo tipo. A maioria dos fãs a ama, Alan Moore a renegou, mas independente disso ela continua presente de alguma forma. Graças a essa presença, vez por outra, algum detalhe obscuro vem à tona.
Havia uma conhecida banda inglesa pós-punk, chamada “Killing Joke”, que fazia sucesso nos anos 80. A DC entrou em contato pedindo permissão para utilizar o nome e um acordo foi firmado. Eles poderiam usar o nome se a banda pudesse utilizar o Batman nas capas dos seus álbuns, um desenho de Neal Adams no single “America” e uma ponta da capa no álbum “Outside The Gate”.
As capas dos álbuns da banda
Outro detalhe é que a banda ganhou a arte original da capa da HQ, e o baixista Paul Raven a guardou. Infelizmente, Paul faleceu em 2007 e ninguém mais viu ou tem ideia do que aconteceu a esse original. Até aqui, restou apenas esta imagem escaneada.
Parece um dos jogos psicológicos do Coringa.