O mais famoso dos parceiros juvenis dos heróis dos quadrinhos – conhecidos como sidekicks – faz 75 anos em 2015. O Robin original, Dick Grayson, fez sua primeira aparição em 1940, servindo como espécie de contraponto ao ar sombrio do Homem-Morcego. Também vítima de uma tragédia que o deixou órfão, o garoto vinha de uma família circense. Adotado por Bruce Wayne e combinando suas habilidades acrobáticas adquiridas em família com o treinamento que recebeu do mentor, o garoto direcionou seu desejo por justiça a uma vida de combate ao crime.
O rapaz cresceu, foi à faculdade, fundou os Novos Titãs em busca de livrar-se da sombra de seu mentor e virou Asa Noturna. Jason Todd entra em seu lugar, morreu (bem, mais ou menos…) e de lá até aqui, muitos outros personagens, entre versões alternativas ou da continuidade regular, herdaram a capa originalmente de Grayson e usaram esse título, auxiliando o Batman em sua cruzada.
Como a Comic Con sempre traz coisas legais, nos últimos dias a DC aproveitou para divulgar um infográfico resumindo a trajetória do Menino-Prodígio com suas várias versões. Confira: