Home > Quadrinhos > Notícias > HQs africanas da antologia Kugali estão no Kickstarter!

HQs africanas da antologia Kugali estão no Kickstarter!

Compilação reúne ótimas HQs africanas que trabalham as histórias e cultura do continente

Em seus dias normais, a internet costuma ser só um imenso depósito de ódio político-cultural e gatos. Mas, vez por outra, ela quebra uma pra gente. E, felizmente, nesses dias onde a representatividade é tão necessária – e, muitas vezes, oferece ótimas alternativas ao lamaçal criativo que a indústria de entretenimento se tornou como um todo – alguns rincões digitais ainda sobrevivem oferecendo coisas incríveis como as HQs africanas; território – salvo eventuais exceções, como a premiada Aya – virtualmente inexplorado para quase todo mundo.

hqs africanas

Um desses locais é o Kickstarter que, a cada dia que passa, se firma como o melhor lugar para encontrar e apoiar quadrinhos incríveis que nós não encontramos nas bancas ou em lojas especializadas. E ali, o Nerdist encontrou outra brilhante coleção que, se vier ao mundo, só vai fazer a alegria de todos os fãs da nona arte ansiosos por outras perspectivas. Chama-se The Kugali Anthology, um quadrinho de cerca de 200 páginas, reunindo seis fantásticas histórias de quinze criadores do continente africano!

Como está definida na sua página de apresentação, Kugali é “uma antologia apresentando as melhores histórias africanas. Essas histórias homenageando o passado, abraçando o presente e imaginando o futuro”. Incluindo criadores como Etubi Onucheyo, Gbenle Maverick, Juni Ba, The Coker Coop, Ziki Nelson, e Bill Masuku, a antologia será recheada de histórias fantásticas que são tradicionalmente compartilhadas pelas múltiplas culturas africanas.

Imaginando o futuro das HQs africanas

O curador e criador da antologia, Ziki Nelson, descreve o projeto na página oficial: “Na África, essas histórias são passadas de geração em geração. Esses contos mágicos preencheram nossos corações e abriram nossas mentes para infinitas possibilidades. Essas fantásticas histórias ainda existem nas nossas tradições orais.(…) Kugali apresenta as melhores histórias africanas escritas por Africanos, usando quadrinhos, arte e animação. Esses são contos que respeitam a história da África, abraçam o presenta e imaginam o futuro”.

hqs africanas

Kugali parece ser uma coleção engajadora, excitante e expansiva coleção de alguns incríveis criadores, e você pode apoiar o projeto aqui! E o legal é que mesmo o nível mais baixo já te permite dar uma olhada no material pronto, por apenas 4 dólares. Assim, Kugali é a oportunidade perfeita para apoiar quadrinhos novos e interessantes de criadores africanos – que, não cansamos de reafirmar, ainda são completamente desconhecidos do público em geral – não importa seu orçamento; e, seguindo o padrão do Kickstarter, conforme o projeto for evoluindo, algumas metas secundárias incríveis estarão disponíveis.

Obviamente, o material é todo gringo, então nada de português por enquanto. Mas, felizmente, nós temos editoras como a Nemo e a Veneta por aqui, que certamente se interessariam em público um material incrível e importante como esse no Brasil. Portanto, amigo leitor fã de quadrinhos, façamos Kugali vir ao mundo!

 

Já leu essas?
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!
Amarelo Seletivo HQ - Formiga na Tela
A HQ Amarelo Seletivo na pauta do Formiga na Tela!
Por que esse desprezo por super-herois - FormigaCast
O desprezo de alguns por super-heróis na pauta do FormigaCast!