A premiada HQ Laika no selo Barricada
Investindo na publicação de quadrinhos desde 2014, a editora Boitempo (que também trouxe ao Brasil os títulos do grande nome atual da literatura fantástica, China Miéville – A Cidade & A Cidade e Estação Perdido) acrescenta mais um título ao seu selo Barricada. A história da cadelinha Laika, primeiro ser vivo mandado ao espaço durante a Guerra Fria, rendeu uma HQ escrita e desenhada por Nick Abadzis, vencendo o Eisner em 2008.
Atualmente em pré-venda, Laika recebeu ótimas críticas da imprensa especializada. Não é interessante apenas para quem se interessa por fatos históricos, pois também cativa qualquer um que goste de animais. Abaixo, a apresentação da editora.
Confira!
Em plena Guerra Fria, a União Soviética tomou a dianteira na corrida espacial ao colocar em órbita, em 1957, um satélite artificial que transportava o primeiro ser vivo a ir para o espaço: a cadelinha Laika.
Nesta HQ roteirizada e ilustrada por Nick Abadzis, traduzida para 12 idiomas, a história dessa pequena heroína soviética é contada em detalhes, em uma mescla magistral de realidade e ficção.
“Laika, o todo, extrai daí seu impulso vital, do que é aparentemente acessório em premências universais e assimse faz incômodo e lírico, numa tensão a latejar na cabeça do leitor até bem depois de fechada a última página.” – Gilberto Maringoni
“Uma obra-prima luminosa.” – Kirkus Reviews
“Um destaque” – Publishers Weekly
“Tenha lenços de papel à mão” – School Library Journal