A polêmica envolvendo o uniforme do Homem-Aranha e uma fantasia infantil
Um artigo do New York Post levantou uma polêmica a respeito do surgimento do Homem-Aranha. O personagem foi criado por Steve Ditko e Stan Lee em 1962, mas poderia ter sido inspirado (na falta de um termo melhor) em uma fantasia infantil de Halloween, lançada em 1954?
O artigo especula a partir da descoberta de um negociador de colecionáveis, John Cimino, que conseguiu um catálogo da época e a própria fantasia, comercializada com o nome de Spider Man e um padrão de teias muito similar ao que conhecemos, ainda que o fundo seja amarelo. Criação da Ben Cooper Inc., empresa forte no ramo entre as décadas de 1930 e 80, a fantasia foi comercializada de 1954 a 62, com poucas variações ao longo dos anos.
Segundo a declaração de Cimino ao NY Post, Ben Cooper mandava no Halloween em Nova York, e a empresa não estava longe da sede da Marvel, portanto é muito improvável que Ditko nunca tenha visto a fantasia antes. O mais estranho é que pouco depois, em 1963, a própria Ben Cooper lançou o primeiro produto licenciado da Marvel, a fantasia oficial de Homem-Aranha!
A pergunta que o veículo faz é “Por que a Ben Cooper, uma empresa que já estava produzindo uma fantasia de Homem-Aranha, se interessou em licenciar o Homem-Aranha da Marvel muito antes do personagem alcançar uma grande popularidade?”
Steve Ditko se pronunciou
Cimino questionou o próprio Ditko sobre as similaridades, e a resposta do artista recluso, por carta, foi “O ônus da prova recai sobre quem afirma, alega, acusa. Alguns recortes, etc., não são prova racional de nada, apenas recortes, etc.”
A Marvel foi procurada, mas não retornou o contato do NY Post. Como estamos falando em bilhões de dólares, é possível que em algum momento os herdeiros apareçam querendo uma fatia, se é que já não aconteceu e algum acordo foi feito discretamente.
Ben Cooper Inc. entrou em bancarrota em 1991, comprada por um concorrente no ano seguinte.