Home > Quadrinhos > Notícias > Debate sobre DO INFERNO em São Paulo!

Debate sobre DO INFERNO em São Paulo!

Os fãs de Alan Moore e sua visceral Graphic Novel sobre Jack, O estripador – Do Inferno (From Hell) – tem um motivo para comparecer ao evento promovido pela editora Veneta. Confira o release abaixo e se você mora, ou estará, em São Paulo, não perca:

Dissecando Do Inferno

 Debate sobre a obra de Alan Moore reúne três psiquiatras na Livraria Martins Fontes no próximo dia 26

Dissecando DO INFERNO

No dia 26 de março, a editora Veneta promove um debate sobre a graphic novel Do Inferno, de Alan Moore e Eddie Campbell. O evento contará com a participação do tradutor da obra, Jotapê Martins, e dos psiquiatras Duval Mazzei e Francisco Assumpção Jr., que farão uma análise do livro do ponto de vista da psicanálise.

Em Do Inferno, lançado no ano passado pela Veneta, Alan Moore volta seu olhar incisivo para o mundo sórdido e enigmático dos assassinatos de Whitechapel no ano de 1888 e discute a identidade e as motivações de Jack, o Estripador, o famoso assassino da Inglaterra vitoriana.

 

PALESTRAS:

— “A trama de referências e os múltiplos sentidos de ‘Do Inferno’” (Jotapê Martins) — As técnicas e as opções narrativas de Alan Moore, o impacto das suas obras nas Historias em Quadrinhos e a biografia científica de William Gull.

— “Comos todos nós”  (Durval Mazzei) — Reflexões da psicanálise sobre o mal

— “Ecos do Inferno” (Francisco Assumpção Jr.) Nuances psicopatológicas da graphic novel e suas perspectivas históricas, sociais e políticas.

 

Dia 26 de março, às 19h 

Livraria Martins Fontes: Av. Paulista, 509

 

Sobre os participantes

Francisco Baptista Assumpção Jr.: Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Livre Docente em psiquiatria pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Membro da Academia Paulista de Psicologia e Academia de Medicina de São Paulo.

Durval Mazzei: Psicanalista, mestre em Psiquiatria. Autor de livros e artigos. Membro da Seção São Paulo da EBP e do Departamento Formação em Psicanálise do Sedes Sapientiae.

João Paulo Lian Branco Martins (Jotapê Martins): Psiquiatra e psicanalista. Coordenador das equipes multiprofissionais do Grupo CHR. Assistente do Ambulatório de Impulso Sexual Excessivo e Desfechos Negativos Associados à Sexualidade do IPQ HC FMUSP. Outrora editor e ainda tradutor de quadrinhos em horas vagas, entre os quais “Do Inferno”.

Já leu essas?
Metalinguagem nos quadrinhos
Metalinguagem nos Quadrinhos é a pauta no Formiga na Tela!
Péplum - Editora Veneta
Péplum, do premiado Blutch, no Formiga na Tela!
Raça Superior - Bernie Krigstein
Raça Superior, HQ de Bernie Krigstein, na pauta do Formiga na Tela!
Monstro do Pântano - Alan Moore
Alan Moore e seu Monstro do Pântano discutidos no FormigaCast!