Home > Quadrinhos > Artigos > Yellow Kid, NES e FBI – Conheça as influências do jogo Hogan’s Alley!

Yellow Kid, NES e FBI – Conheça as influências do jogo Hogan’s Alley!

Entenda como a tira Yellow Kid influenciou um videogame, Hogan’s Alley, quase um século depois

Hoje é o dia da naftalina aqui no Formiga Elétrica. Depois de anunciar a volta dos jogos de Atari na forma de board games, agora , através de um artigo do Comic Book Resources, nós elucidamos mais um mistério contextual que estava perdido nos bits do tempo. Mistério esse que dificilmente vai mudar a vida de alguém, mas enfim, é isso que nós fazemos por aqui – desenterrar as coisas mais obscuras e mais divertidas da cultura pop.

E quando nós falamos “obscuras”, dessa vez é para chutar o balde. Porque se um dia você disser para qualquer amiguinho que você sabe o que Hogan’s Alley, um jogo agora esquecido da segunda maior plataforma de videogame – claro que estamos falando do NES – tem a ver com The Yellow Kid, considerado por alguns estudiosos como a primeira história em quadrinho moderna, você vai estar mentindo.

Pois bem, uma coisa de cada vez. Hogan’s Alley foi um game muito popular na época em que foi lançado, 1984.

Entenda como a tira Yellow Kid influenciou um videogame, Hogan's Alley, quase um século depois

O jogo Hogan’s Alley!

Era um dos primeiros videogames em que você usava a lendária “arma” da Nintendo para atirar em coisas na tela. Nesse caso, um punhado de bandidos misturados em meio a inocentes (tenso né? Os anos 80 eram uma época mais simples…)

Entenda como a tira Yellow Kid influenciou um videogame, Hogan's Alley, quase um século depois

Você podia atirar com uma arma de “verdade” – bons tempos.

O jogo foi baseado em um local do mundo real homônimo, que foi um campo de treinamento do FBI em Camp Perry, Ohio, que usava uma pequena cidade como local de treino simulado para seus agentes. Hoje, Hogan’s Alley está montada na academia de treinamento do FBI em Quantico, Virginia.

Entenda como a tira Yellow Kid influenciou um videogame, Hogan's Alley, quase um século depois

“Se abordado, siga as instruções. TENHA UM BOM DIA.” Aham.

Se você notou, o videogame menciona especificamente a conexão com o FBI na contra-capa da caixa. No entanto, o FBI – obviamente – batizou seu complexo de treinamento em homenagem à… Hogan’s Alley, o famoso lar (ou ao menos era) do famoso personagem (ou ao menos era) das tiras em quadrinhos americanas, The Yellow Kid!

Entenda como a tira Yellow Kid influenciou um videogame, Hogan's Alley, quase um século depois

A “cidade perigosa” do FBI parece bem tranquila comparada a minha quebrada aqui na ZL de SP.

A Hogan’s Alley original de Yellow Kid!

Para quem não sabe – e ninguém precisa saber, e é para isso que estamos aqui – Mickey Dugan, mais conhecido como The Yellow Kid (“O Garoto Amarelo“), era o personagem principal de Hogan’s Alley, uma das primeiras histórias em quadrinhos a ser impressa em cores. O Yellow Kid era uma criança dentuça com traços e aparência chineses, que sempre aparecia com um sorriso bobo e vestindo um pijama amarelo enquanto circulava por uma vila cheia das mais estranhas criaturas.

Entenda como a tira Yellow Kid influenciou um videogame, Hogan's Alley, quase um século depois

Yellow Kid e a turma original de Hogan’s Alley!

A tira era desenhada pelo artista Richard Felton Outcault, e apareceu pela primeira vez esporadicamente na revista Truth durante 1894 e 1895, até que teve sua estréia oficial no jornal New York World, em 17 de fevereiro de 1895. Inicialmente em preto e branco, a tira começou a sair colorida a partir de 5 de maio do mesmo ano.

Outcault levou o Yellow Kid para o New York Journal American, em 1897. Mas a New York World contratou outro artista chamado George Luks para continuar a produzir as tiras, dando origem então a duas versões do personagem. Ambas chegaram ao fim em 1898. Como dissemos, muitos consideram ser a primeira história em quadrinhos do mundo, embora muitos outros, como nosso recente entrevistado, o professor Paulo Ramos, discordem.

Mas o que é importante nessa história toda é que a conexão entre o game e o quadrinho, não apenas existe, como a influência do nome é abertamente admitida pelo FBI em seu próprio site:

“Curioso para saber de onde tiramos o nome Hogan’s Alley? O fato é que nós tomamos emprestado de uma tira do final do século XIX, Hogan’s Alley. A viela (“alley”, em inglês) era localizada em um bairro perigoso, então nós achamos que o nome servia para nossa cidade ‘assolada’ pelo crime.”

Ou seja, o antigo jogo Hogan’s Alley pode ser considerado uma das primeiras adaptações bem sucedidas de quadrinhos para os videogames. E envolve combate ao crime em um pedaço perigoso de uma cidade. Chupa essa, Batman: Arkham Series!

 

Já leu essas?
Rodolfo Zalla - THTRU
Rodolfo Zalla e o álbum THTRU na pauta do Formiga na Tela!
Wally Wood, vida e obra, no Formiga na Tela!
FormigaCast - Já deu
Temas explorados demais na pauta do FormigaCast!
Quadrinhos de Terror - FormigaCast
Quadrinhos de Terror na pauta do FormigaCast!