Home > Quadrinhos > Artigos > Poderes EXÓTICOS do SUPERMAN! (PARTE 1)

Poderes EXÓTICOS do SUPERMAN! (PARTE 1)

O novo poder do Superman, o Super Flare, que foi apresentado ao mundo na revista que saiu há pouco nos EUA, Superman #38, cortesia do roteirista Geoff Johns e do desenhista John Romita Jr., é uma ideia mega dispensável. Enquanto um monte de gente brada sobre a dificuldade de bolar histórias para um personagem assim, a editora resolve aumentar as capacidades do azulão, criando apenas um inconveniente para o seu uso, conforme falamos AQUI.

Superman - Super Flare

Ao longo dos anos, o Super foi ganhando aos poucos novas capacidades, criadas a toque de caixa pelos roteiristas da vez. Acabou que o pacote oficial ficou aquilo que todo mundo conhece; Vôo, super-força, super-velocidade, visão de calor, visãode raio-X e invulnerabilidade. Já está bom, não? O problema é que em várias HQ’s mais antigas, mas também na TV e no cinema, a imaginação rolava solta, trazendo do nada mais algumas outras habilidades “super”, ou alguma explicação mais esdrúxula ainda.

Superman - Super Flare

Aproveitando o barulho em torno do Super Flare, o Newsarama publicou uma lista de algumas capacidades mais bizarras do Superman – muitas delas já esquecidas – durante suas sete décadas e mais um pouco, cada uma devidamente comentada. Segue a hilária relação:

 

SUPER-SOPRO

super sopro

Curiosa essa capacidade de exalar quantidades incalculáveis de ar! Aceitamos o vôo, que contraria completamente as leis da física, mas isso vai um tanto além. Piora quando entram em cena as propriedades congelantes deste poder, conforme visto no constrangedor Superman III. Confira em 1:58 do vídeo abaixo:

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=70OgnOXFolI”]

 

 SUPER-DIETA

Super dieta

O Superman não precisa se alimentar como um ser humano comum. O que se estabeleceu, na mitologia do personagem, é que a energia do sol amarelo mantém o funcionamento do seu corpo. Em Action Comics #454, ele apareceu devorando uma montanha de hambúrgueres! A explicação é que embora o corpo não necessite, psicologicamente é outro papo. No episódio 36 da série de animação (comentada em nosso videocast sobre BRUCE TIMM), ele mesmo afirma que come apenas pela força do hábito.

 

TELECINÉSIA

Telecinésia

O Superman teve a natureza dos seus poderes principais, vôo e superforça, explicados durante a reformulação que o personagem teve na década de 1980, nas mão de John Byrne. Essas capacidades foram justificadas como uma forma de “auto-telecinésia”, em que uma aura que envolvia seu corpo era estendida aos objetos que ele tocava, possibilitando ergue-los. A aura também evitava que o uniforme se rasgasse, menos a capa, claro. Na mesma década, vimos no nojento Superman IV uma exibição desse tipo de poder, suspendendo pessoas no ar e reconstruindo coisas com o olhar…

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=FGVyXmiLOVc”]

 

TELEPATIA

Superman telepatia

Eis um acessório típico da Marvel, entre os mutantes. Antes deles serem criados, o kryptoniano já havia mostrado essa improvável habilidade. Em Superman #45, de 1947, ninguém explicou direito como ele foi capaz não só de ler a mente do inimigo, mas também implantar pensamentos! Décadas depois, em Lois & Clark, trouxeram a ideia fraca de que todos os kryptonianos podiam comunicar-se entre si telepaticamente, em um arco chamado New Krypton. Fazer o que..?

Alguém lembra de Lois & Clark?

Alguém lembra de Lois & Clark?

 

ENROLAR ALGO/ALGUÉM COM SEU SÍMBOLO

Superman II

Felizmente, isso só foi visto em Superman II (por acaso, comentado neste episódio do Formiga Na Tela), mas permanece até hoje sem explicação. Gostaria de conhecer o autor desta ideia do super-celofane e descobrir qual foi a inspiração para isso!

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=XiN0Lwvi7CA”]

 

Segunda e Última Parte AQUI!

Já leu essas?
Mudei de opinião - FormigaCast 144
Mudança de opinião sobre alguns filmes e séries no FormigaCast!
Versões alternativas do Superman - FormigaCast 132
Superman e suas versões alternativas no FormigaCast!
Formiga na Tela - Cannon Films
Memória Afetiva Especial Cannon no Formiga na Tela!
Traduções nos Quadrinhos - FormigaCast
Traduções nos Quadrinhos na conversa do FormigaCast!