Home > Programas > Formiga na Tela > Vinte Mil Léguas Submarinas no Formiga na Tela!

Vinte Mil Léguas Submarinas no Formiga na Tela!

O clássico Vinte Mil Léguas Submarinas ainda vale a discussão

Mesmo depois de atravessado um século de seu lançamento, Vinte Mil Léguas Submarinas (Vingt mille lieues sous les mers) é o tipo de obra que não teve suas qualidades diminuídas pelo tempo. Escrito por um dos grandes pioneiros da ficção científica e da literatura fantástica no geral, Júlio Verne, estreou em forma de uma série no periódico Magasin d’Éducation et de Récréation, de Março de 1869 a Junho de 1870.  Uma edição ilustrada saiu em novembro de 1871, com 111 ilustrações por Alphonse de Neuville e Édouard Riou. O alcance é tamanho que ele é conhecido até por quem nunca o leu.

Compre Vinte Mil Léguas Submarinas clicando na imagem abaixo.Vinte Mil Léguas Submarinas no Formiga na Tela

Apresentando o submarino Náutilus, engenho concebido pelo autor, veículo comandado pelo seu próprio criador, o Capitão Nemo, a histórias traz preocupações que vão além, do prodígio científico. Claro que as questões da ciência da época estão ali, como a importância da eletricidade (como comentado no podcast sobre Frankenstein), mas são elementos que se mesclam com o fator humano. O Náutilus funciona como uma sociedade à parte, composta por pessoas que renegaram a humanidade de alguma forma.

(Confira também nosso vídeo sobre a proto ficção científica!)

Não apenas isso, Vinte Mil Léguas Submarinas também representa uma transição importante que aconteceu fora do mundo das letras. O mundo ia aos poucos deixando de lado superstições para abraçar um pensamento mais lógico e analítico. O livro evoca essa passagem, com  os ataques promovidos pela embarcação do Capitão Nemo, em um primeiro momento, atribuídos a um monstro marinho. O professor Aronnax e seu grupo procuram a fera, descobrindo tratar-se de um construto do homem.

Com várias adaptações para o cinema, Vinte Mil Léguas Submarinas ainda rende e batemos um papo sobre o clássico neste Formiga na Tela. Confira, curta o vídeo, comente e compartilhe. Se ainda não acompanha nosso trabalho, inscreva-se no canal. Criticas, sugestões e outros assuntos, escreva para [email protected].

Até a semana que vem!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!