Home > Programas > Formiga na Tela > Um Tiro Na Noite, de Brian De Palma, no Formiga na Tela!

Um Tiro Na Noite, de Brian De Palma, no Formiga na Tela!

Grande momento de Brian De Palma, Um Tiro Na Noite mistura metalinguagem e suspense

Brian De Palma é sempre associado ao momento chamado Nova Hollywood, durante a década de 1970. Mesmo já demonstrando muito talento naquele tempo, é a década seguinte que permitiu ao cineasta o amadurecimento de sua narrativa. Afinal de contas, o público se lembra bem mais de filmes como Scarface e Os Intocáveis, obras brilhantes e características de um artista maduro. Mas também é preciso comentar outro grande trabalho desta fase, mais precisamente de 1981: Um Tiro Na Noite (Blow Out).

Compre o box A Arte de Brian De Palma clicando na imagemUm Tiro Na Noite, de Brian De Palma, no Formiga na Tela

Com um promissor John Travolta como protagonista, o filme cita e homenageia abertamente o clássico Blow Up, de Michelangelo Antonioni. Um técnico de som captura ruídos em um ambiente aberto, quando testemunha um acidente de carro, com uma vítima fatal. A captação do som, no entanto, sugere que não foi um acidente, por conta do barulho de um tiro que atingiu o pneu. Estabelecida a premissa, o filme trabalha com elementos de thriller político, mas as pistas, para o personagem e para o público, não são tão óbvias quanto parecem.

Com uma premissa aparentemente simples, Um Tiro Na Noite trabalha a metalinguagem de uma forma brilhante, enfocando um ofício pouco abordado do cinema. Embalado pela elegância de Brian De Palma, é um filme que pode ser considerado como parte do maravilhoso ciclo conhecido como Nova Hollywood, não apenas pela sua qualidade geral, mas pela própria temática pessimista do roteiro do próprio cineasta.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião! Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!