Home > Programas > Formiga na Tela > Stan Lee e seu legado na pauta do Formiga na Tela!

Stan Lee e seu legado na pauta do Formiga na Tela!

O peso de Stan Lee em nossa formação como leitores

A despedida de Stanley Martin Lieber, mundialmente conhecido como Stan Lee, não foi exatamente uma surpresa, já que este sobrevivente da Era de Ouro dos Quadrinhos já somava noventa e cinco anos. Todo mundo sabe a história de como ele teve uma ideia genial, revitalizando o gênero dos super-heróis, com a estreia do Quarteto Fantástico em 1961, ao lado do Rei Jack Kirby. A partir disso, o Universo Marvel como conhecemos foi crescendo e tomou a indústria de assalto, com abordagens até então inéditas para seres mais ou menos poderosos.

Stan Lee No Formiga na Tela

Stan Lee (1922 – 2018)

Mesmo assim, não foi uma carreira livre de polêmicas. Como já comentamos mais de uma vez, inclusive em nosso podcast sobre o livro Marvel Comics: A História Secreta, certas práticas levaram a atritos sérios e rompimentos. Sobretudo com duas estrelas da casa, o próprio Kirby e Steve Ditko, com quem Lee criou o Homem-Aranha. O discutível “Estilo Marvel” de produção até hoje é comentado e vários grandes nomes dos Quadrinhos, como Wally Wood e Bernie Krigstein, foram abertamente contra esse modelo.

Independente disso, o peso do profissional Stan Lee, estampando seu sorriso onde pudesse e colocando-se como a cara da Marvel, não pode ser desprezado de maneira alguma. Manteve-se ativo como foi possível até o fim da sua vida, o que dava uma impressão de proximidade para fãs de todas as gerações. Mesmo que fosse absolutamente dependente dos grandes desenhistas com quem trabalhou, é inegável que havia um toque seu ali que fazia a grande diferença no fim das contas. Exatamente por isso é que resolvemos comentar sobre como ele marcou nossas vidas como leitores de HQ’s de super-heróis.

Confira mais um Formiga na Tela. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Dúvidas, críticas ou sugestões, mande um email para [email protected]. Voltamos na próxima semana!

Até lá!

Assista!

Já leu essas?
% dicas de Hqs Sci fi - Formiga na Tela
5 dicas de Hqs Sci Fi no Formiga na Tela!
Breathless - A Força do Amor
O remake de Acossado na pauta do Formiga na Tela!
Hayao Miyazaki e sua visão ecológica
Hayao Miyazaki e sua visão ecológica no Formiga na Tela!
Elvis - John Carpenter - Formiga na Tela
Elvis Não Morreu na pauta do Formiga na Tela!