A franquia Soldado Universal e seus desdobramentos
Em 1992, Jean-Claude Van Damme e Dolph Lundgren ganharam a oportunidade de estrelar um filme maior, buscando alçar voos mais altos em carreiras que estavam limitadas a um nicho específico do cinema. Aliás, o mesmo nicho que vinha precisando se reinventar, que era o filme de ação estrelado por brucutus. Soldado Universal (Universal Soldier), trouxe Roland Emmerich na direção e Dean Devlin colaborando no roteiro, a dupla que pouco tempo depois estaria por trás do mega sucesso Independence Day. Uma produção que teve seu relativo sucesso e um bom investimento na marca, mas que acabou restrita à sua época, ganhando uma continuação risível somente em 1999, marcando o declínio da carreira de Van Damme.
Eis que uma novo exemplar aparece em 2009, desconsiderando totalmente os eventos do péssimo filme anterior. Soldado Universal: Regeneração trouxe Van Damme novamente no papel principal, levando a história por outros caminhos. É um filme barato em um contexto difícil de produção, mas apresentou ideias muito interessantes em um desenvolvimento inesperado. No entanto, Soldado Universal: Juízo Final chegou em 2012 virando esse universo do avesso, trazendo uma mistura gêneros interessantíssima e surpreendendo em seu resultado final. Confira toda essa evolução em nosso bate papo, com participação de Marcos Damiani Lobo, do Podcast Cinemaventura.
Quer discordar da gente de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].