Em 1978, havia outra HQ reivindicando o termo Graphic Novel…
Não é incomum que se atribua o posto de primeira Graphic Novel a Um Contrato Com Deus, trabalho brilhante de Will Eisner lançado em 1978. No entanto o termo é polêmico em vários sentidos, já que pressupõe uma superioridade artística em comparação ao que é produzido de forma mais comercial. Essa é uma conversa que vai longo e muita gente pode advogar pela validade dessa denominação. Para puxar esse papo, no mesmo ano, Sabre, de Don McGregor e Paul Gulacy, também teve seu lançamento alardeado como a primeira Graphic Novel do mercado direto de HQ’s nos EUA.
Mesmo anteriormente, já existem outros trabalho que clamam para si esse pioneirismo. Mas existe mesmo algum pioneirismo aqui? Discutimos essa questão semântica e comercial a partir de Sabre. A aventura pós-apocalíptica tem realmente alguma coisa diferente de outras HQ’s comerciais do período? Existe alguém que tenha mesmo razão nesta área. Aqui, damos nossa opinião sobre toda essa controvérsia.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!