Home > Programas > Formiga na Tela > Robôs Universais de Rossum no Formiga na Tela!

Robôs Universais de Rossum no Formiga na Tela!

Precursor do termo “Robô”, a peça já completou 100 anos de existência

Robôs Universais de Rossum, ou simplesmente RUR, é uma peça teatral escrita pelo tcheco Karel Kapek em 1920, influenciando bastante o movimento da Ficção Científica literária. Não apenas por introduzir a palavra robô que, que permaneceu no vocabulário popular, mas também pelo seu impacto perceptível nas obras de gerações seguintes. Isaac Asimov e Philip K. Dick que o digam, já que trabalharam bastante com esse conceito de seres artificiais e a mudança que provocam em seus ambientes gerais.

Além disso, RUR também honra a tradição provocadora da Ficção Científica com sua premissa. Em um mundo em que a empresa Robôs Universais de Rossum, situada na ilha de Rossum, provê trabalhadores sintéticos para todos os setores da sociedade, os humanos comuns parecem satisfeitos em livrar-se dos encargos de antes. Porém, como qualquer grupo oprimido e escravizado, os robôs percebem sua condição e se revoltam, em uma situação que seria muitas vezes replicada no cinema, nas HQ’s e até na própria literatura. É uma crítica direta aos sistemas totalitários, exploração de massas trabalhadoras e muito mais. Para quem ainda não leu e se interessa pelo tema, vale muito conhecer e refletir sobre como ela continua atual e incômoda.

Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
% dicas de Hqs Sci fi - Formiga na Tela
5 dicas de Hqs Sci Fi no Formiga na Tela!
Breathless - A Força do Amor
O remake de Acossado na pauta do Formiga na Tela!
Hayao Miyazaki e sua visão ecológica
Hayao Miyazaki e sua visão ecológica no Formiga na Tela!
Elvis - John Carpenter - Formiga na Tela
Elvis Não Morreu na pauta do Formiga na Tela!