Home > Programas > FormigaCast > Rip Offs, os famosos plágios do cinema, no FormigaCast!

Rip Offs, os famosos plágios do cinema, no FormigaCast!

Filmes “parecidos demais” com outros? Rip Offs!!!

Sabe quando alguma coisa, seja qual produto for, faz sucesso? É absolutamente certo que alguém vai copiar, não é? Claro que as fronteiras que separam inspiração, homenagem e referência do plágio podem não ser tão evidentes, porém, alguns casos mostram uma cara-de-pau dos infernos. Exatamente por isso, existe um termo, muito conhecido no cinema, para designar esse tipo de recurso: Rip Off! São situações onde fica muito mais claro que um filme foi lançado com a intenção clara de lucrar em cima do sucesso de outro.

FormigaCast e os Rip Offs, os grandes plágios do cinema

Clone da Pixar com tecnologia de Dollynho.

E é claro que isso não se restringe apenas ao território no qual o filme de sucesso é lançado. Star Wars, por exemplo, já no final da década de 1970, teve inúmeros Rip Offs de vários lugares do mundo. Um dos filmes mais trash que o mundo já conheceu é um “derivado não oficial” da saga de George Lucas, conhecido hoje como Star Wars Turco. Entre essas patifarias explícitas, também vieram tranqueiras da Itália e até do Brasil, conforme você confere nesta lista.

Inspirados pela qualidade duvidosa de produções como essa, resolvemos falar sobre a prática duvidosa dos Rip Offs. As cópias mal acabadas de Rambo, Duro de Matar, Exterminador do Futuro, Indiana Jones, James Bond e, um dos alvos preferidos dos “copiadores”, animações da Pixar. Animação, aliás, rendeu bastante na conversa. Confira nosso bate-papo em mais um FormigaCast!

Curtiu o papo? Você lembra de algum Rip Off que não citamos?

Um assunto divertido esse, mas que gera inúmeros desdobramentos que nosso tempo não dá conta. Esquecemos de citar algo? Faltou algum filme ou qualquer outra tranqueira? Conte para nós aí nos comentários ou mande um email para [email protected]. Não perca nosso próximo episódio daqui a uma quinzena, quando traremos mais uma pauta bacana para sua informação e diversão. Até lá!

Já leu essas?
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
5 diretores que surpreenderam em sua estreia no Formiga na Tela!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!