Home > Programas > Formiga na Tela > Richard Corben na pauta deste Formiga na Tela!

Richard Corben na pauta deste Formiga na Tela!

Falecido aos 80 anos, Richard Corben sempre será uma referência

O ano de 2020 também foi marcado pela perda do grande Richard Corben. Artista de renome nos Quadrinhos e na ilustração, com passagens pela animação, Corben se notabilizou por um estilo muito característico, destacando-o de seus colegas de várias gerações e até hoje mantendo-se único no desenvolvimento de personagens estranhos e monstruosidades diversas. Não por acaso, além de um tipo de arte que serve muito bem à Fantasia, ele cravou seu nome em outro gênero, o Terror.

Richard Corben - Formiga na tela

Nascido em 1940, o norte-americano Richard Corben consumiu as clássicas HQ’s da lendária EC Comics durante sua adolescência, enquanto refinava seu repertório como fã e juntava referências para sua carreira como artista. Trabalhou como animador, paralelo com a prática do fisiculturismo, mas nada mais natural que tenha chegado na Warren, editora que se notabilizou pelos Quadrinhos de Terror em preto e branco, com um time invejável de artistas, ocupando algo do espaço deixado pela EC. A partir daí, foi consolidando seu nome como criador de aberrações e grande conhecedor de anatomia, pavimentando o caminho para os europeus o descobrissem.

E assim foi, quando os franceses da Metal Hurlant se encantaram com seu trabalho. Corben foi um dos principais nomes envolvidos na versão estadunidense da publicação, a Heavy Metal. Já era a década de 1970, onde o experimentalismo e a ruptura de regras dominava. Nos anos seguintes, Corben trabalhou muito, adaptando Robert E. Howard, Poe e Lovecraft, mantendo-se ativo como poucos do ramos. Por isso, e muito mais, ele merece nossa homenagem aqui.

Faltou alguma coisa? Gostaria de acrescentar algo? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta e feliz 2021!

Assista!

Já leu essas?
Sabre - Graphic Novel
Sabre e o termo “Graphic Novel” no Formiga na Tela!
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Super Brinquedos - Kubrick - Spielberg
A história que encantou Kubrick na pauta do Formiga na Tela!
Tolkien na Música - Formiga na tela
Tolkien e sua influência na música é a pauta no Formiga na Tela!