Elric na pauta do videocast
Ícone da fantasia dentro do subgênero que convencionou-se chamar de espada & feitiçaria, o personagem Elric de Melniboné foi criado pelo genial Michael Moorcock, autor do polêmico Eis o Homem. Estreando em 1961, na publicação Science Fantasy #47, com o conto The Dreaming City, já exibia para os leitores certas peculiaridades que o destacavam dos outros protagonistas do gênero. Albino e fisicamente debilitado, Elric dependia de suas poções e feitiçaria para manter a vitalidade. Não apenas isso, sua espada Stormbringer também ajudava nesta tarefa, sugando as almas dos que eram mortos por ela.
Até pouco tempo atrás ignorado pelo nosso meio editorial, com apenas um livro publicado na década de 1970 pela editora Francisco Alves, o personagem ganhou uma nova chance através da Generale. Com dois volumes publicados de 2014 até aqui (confira as resenhas: Livro 1 – Livro 2), Elric tem finalmente sua cronologia organizada para o leitor brasileiro.
O número modesto de páginas pode afastar alguns fãs do segmento, mas a riqueza deste universo fantasioso é inversamente proporcional ao tamanho dos livros. Como a escola de escrita de Michael Moorcock foram as publicações pulp, ele se destaca pela economia de texto sem sacrificar absolutamente nada da complexidade ou da experiência do leitor.
Por conta da envergadura deste material, nada mais que nossa obrigação dedicar um programa a Elric de Melniboné. A conversa girou em torno do contexto, as influências, a complicada ordem original de publicação e a linha do tempo do personagem. É complicado sintetizar tantas informações em apenas um vídeo, portanto, se você achar que Elric merece um podcast, dissecando toda sua saga e explicando a mitologia do Campeão Eterno, que o interliga o Multiverso moorcockiano, comente ou escreva para nós. O email é [email protected].
Dê um like no vídeo, compartilhe e apresente Elric aos amigos. Se ainda não acompanha nosso trabalho, inscreva-se no canal. Até a semana que vem!
Assista!