Home > Programas > FormigaCast > Rambo, a franquia, na pauta do FormigaCast!

Rambo, a franquia, na pauta do FormigaCast!

Toda a saga de Rambo comentada no podcast

Em 1982, estreava no Cinema um dos personagens mais icônicos dos filmes de ação.Rambo: Programado Para Matar (First Blood) apresentou um atormentado veterano do Vietnã, hostilizado pelo seu próprio país e provocado até o limite. Adaptando o livro de David Morrell, lançado uma década antes, o longa se permitiu uma liberdade sobre seu texto original, mantendo seu protagonista vivo ao final da narrativa, talvez até pela presença de um ator em popularidade ascendente, Sylvester Stallone. Não só abriam-se as portas para continuações, como também criava-se um ícone. Para o bem e para o mal.

A franquia Rambo no FormigaCast

Com Rambo II: A Missão, de 1985, o personagem solidificou a imagem, deixando de lado o teor crítico do filme original. Tornou-se então o exército de um só homem, voltando ao Vietnã para vingar os EUA, fazendo sua vingança através da ficção descompromissada. Quatro anos depois, ainda aproveitando a Guerra Fria, Rambo III colocou o protagonista contra os russos em pleno Afeganistão. E então ele entraria na geladeira, para sair somente em 2008.

Com Rambo IV, Stallone resgatou o personagem, também como diretor, e explorou uma situação geopolítica complicada e contou uma história violenta. Na verdade, a violência parecia ser a razão de ser da produção, que salva-se somente pelo fator diversão, mas deu um encerramento minimamente digno. Chegando finalmente a Rambo: Até o Fim, o protagonista tem seu pior momento em um filme que não precisava mesmo existir. Confira aí nosso papo sobre essa trajetória.

Curtiu? Não? Faltou citar alguma coisa?

Tem algum detalhe ou qualquer outra coisa que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
5 diretores que surpreenderam em sua estreia no Formiga na Tela!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!