Home > Programas > Formiga na Tela > O Pássaro das Plumas de Cristal, de Dario Argento, no Formiga na Tela!

O Pássaro das Plumas de Cristal, de Dario Argento, no Formiga na Tela!

Dario Argento e um marco do Giallo no início de sua “Trilogia dos Bichos”

Fãs de verdade do terror e do suspense sempre apreciam um bom Giallo, aquele tipo característico de filme italiano, com assassinos misteriosos que são descobertos na última reviravolta. Além disso, esses mesmos fãs sabem o quanto o nome Dario Argento (Suspiria, Prelúdio Para Matar) é importante no gênero, independente de alguns filmes menores em uma filmografia longeva. Estreando na direção com um roteiro de sua autoria, em 1970, ele criou um marco do Giallo com O Pássaro das Plumas de Cristal (L’uccello dalle piume di cristallo), que formando uma trilogia temática com seus dois filmes seguintes.

Dario Argento - Giallo - O Pássaro das Plumas de Cristal

A trama acompanha um escritor norte-americano Sam Dalmas em Roma. Enquanto busca inspiração, ele trabalha em um livro sobre pássaros raros. Passando, por acaso, em frente a uma galeria de arte, ele testemunha um homem misterioso atacando uma mulher vestida de branco. Mesmo incapaz de ajudá-la naquele momento, a vítima sobrevive e Sam se torna uma testemunha-chave, que a polícia acha ser a peça fundamental para resolver uma série de crimes violentos contra mulheres.

Dario Argento lançaria, já no ano seguinte, O Gato de Nove Caudas e Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza, mas seu filme de estreia como cineasta já alcançou um sucesso enorme dentro e fora da Itália. Além disso, já deixou claro que as plateias estavam diante de um artista com um preciosismo visual muito particular e característico, com seus impecáveis movimentos de câmera e construção da tensão. Além disso, também contou com outros gigantes na equipe, como Vittorio Storaro na Fotografia e Ennio Morricone na Trilha Sonora.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral.

Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Sam Raimi - Darkman
Sam Raimi e o filme perfeito de super-herói no Formiga na Tela!
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!