Home > Programas > Formiga na Tela > O Escultor, de Scott McCloud, no Formiga na Tela!

O Escultor, de Scott McCloud, no Formiga na Tela!

Scott McCloud e sua narrativa faustiana em O Escultor

Poucas pessoas se dedicaram tanto aos Quadrinhos quanto Scott McCloud. Uma verdadeira referência no estudo da linguagem e narrativa, este teórico também tem seu lado artístico desenvolvido, com várias HQ’s publicadas e entremeadas com seus livros sobre a Nona Arte. Trabalhando como roteirista e ilustrador de O Escultor (The Sculptor), lançado originalmente em 2015 nos EUA, McCloud não apenas deu ao mundo um testemunho bastante pessoal, mas também entregou um dos exercícios criativos mais interessantes e emocionantes já vistos em páginas impressas.

Compre clicando na imagem!O Escultor, de Scott McCloud, no Formiga na Tela

(Confira nosso vídeo sobre livros teóricos sobre Quadrinhos)

O Escultor acompanha a jornada de David Smith, um jovem que exerce o ofício do título, mas incomodado em meio às dúvidas profissionais e existenciais comuns ao processo artístico. Como descobrir o caminho que o levará à satisfação e ao reconhecimento, presente e póstumo? Essas indagações e as tristes memórias de sua família o atormentam, até que ele recebe a inesperada visita da Morte, que oferece um curioso pacto. A capacidade de moldar qualquer material de forma só limitada pela sua imaginação, um – digamos – super poder muito útil para alguém que faz esculturas. Porém, a contrapartida é que ele, ao aceitar, ficará apenas com mais 200 dias de vida.

Para alguém que busca deixar um legado imortal, além de já ter cogitado o suicídio, parece um bom negócio, mas Scott McCloud usa esse conto para discutir não apenas a finitude da vida e seu valor, exatamente por esse detalhe. A relação do artista e demais pessoas com a arte e a obsessão pela técnica são abordados também, mas um ponto importante nestes 200 dias também será a relação com Meg, o recém encontrado amor de David.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião! Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!