Home > Programas > Formiga na Tela > O Cair da Noite, de Isaac Asimov, no Formiga na Tela!

O Cair da Noite, de Isaac Asimov, no Formiga na Tela!

Isaac Asimov conta uma história sem robôs em O Cair da Noite

Partindo de uma sugestão do lendário editor John Campbell Jr., Isaac Asimov resolveu fazer um estudo de comportamento de massa em uma situação muito peculiar. Qual seria o impacto de um crepúsculo, e consequente noite, em uma sociedade de um planeta constantemente iluminado? Digamos que esse planeta contasse com a luz de seis sóis há dois milênios, tornando o conceito de “noturno” algo inexistente? Difícil imaginar, mas é para isso que a Ficção Científica está aí. Em O Cair da Noite (Nightfall), Asimov saiu do assunto pelo qual é mais lembrado, a robótica, e se debruçou sobre o pânico e a paranoia frente ao desconhecido.

Compre clicando na imagem abaixo!O Cair da Noite, de Isaac Asimov, no Formiga na Tela

Segue abaixo trechos da nossa resenha já publicada:

Em O Cair da Noite (Editora Arte & Letra), Asimov nos apresenta um planeta com uma população idêntica a nossa. Mesmas profissões, mesmo tipo físico, mesma psicologia, mesmas crenças e mesmos temores. A única coisa que difere nossa Terra de Lagash, é que esse planeta alienígena se encontra em um sistema com seis estrelas e sua trajetória fez com que ele não tivesse noite pelos últimos 2049 anos. Isso fez com que a sociedade não conheça a escuridão e nem sequer seu lugar no Universo, pois a enorme quantidade de luz no céu não permite a visão de outras estrelas no plano celeste.

A história começa quando um repórter entra no observatório científico para fazer uma entrevista com o chefe do departamento, a respeito de uma nova descoberta que indica que haverá uma noite nas próximas horas. A partir do diálogo entre os envolvidos, conseguimos aprender sobre o contexto histórico e cultural do povo de Lagash, inclusive que alguns cultistas já haviam descrito que um evento apocalíptico aconteceria. Tal forma de narrativa através de diálogos é tipico de Asimov. Além de proporcionar uma leitura mais dinâmica, também facilita o fluxo de pensamento e empatia do leitor ao acompanhar o raciocínio dos personagens em “tempo real“.

Confira nosso Formiga na Tela dedicado a esse clássico. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral. Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!
Planetes - Formiga na Tela
O mangá Planetes, de Makoto Yukimura, no Formiga na Tela!
Conto - O Dia Em Que A Terra Parou
O conto que inspirou O Dia em Que a Terra Parou no Formiga na Tela!
Metal Hurlant - FormigaCast
A revista Metal Hurlant na pauta do FormigaCast!