Home > Programas > Formiga na Tela > No Tempo das Diligências na pauta do Formiga na Tela!

No Tempo das Diligências na pauta do Formiga na Tela!

John Ford, John Wayne e a “invenção” do Western em No Tempo das Diligências

Não se discute, de forma alguma, que o Western – ou Faroeste, como queiram – é o gênero cinematográfico americano por excelência. Muito mais do que uma aventura situada em uma época histórica específica, os filmes ambientados no oeste selvagem dos EUA tem suas próprias convenções e peculiaridades. A Hollywood do período clássico explorou o quanto pôde essa temática, legando aos cinéfilos das gerações seguintes grandes obras que mantém sua relevância tantos anos depois. É o caso de No Tempo das Diligências (Stagecoach), de 1939, forjando também uma das parcerias mais icônicas da Sétima Arte.

No Tempo das Diligências (John Wayne) no Formiga na Tela

Trazendo um então jovem John Wayne, construindo sua imagem como sinônimo de cowboy, a produção foi comandada por outra personalidade menos famosa que o ator, mas tão ou mais importante para o Cinema. John Ford não era apenas um diretor que sabia exatamente o que queria, com um senso narrativo apurado e sem excessos. Ele também acabou por estabelecer as características de um gênero que levaria milhões de pessoas para a frente da tela grande, realizando um verdadeiro marco com uma premissa absolutamente simples.

No Tempo das Diligências mostra um grupo de pessoas desconhecidas entre si, em uma complicada viagem através de terras ameaçadas por Geronimo e seus guerreiros apaches. Todos os personagens da mitologia do Oeste estão ali. Entre outros, uma prostituta, um bêbado, um banqueiro e, claro, o cowboy anti-herói encarnado por John Wayne. Após tanto tempo, o longa ainda é uma aula de condução narrativa, muito valorizada pelo seu carismático elenco, além de ser uma interessante peça de estudo sobre a formação de gêneros no Cinema.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral. Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!