Home > Programas > Formiga na Tela > Nasce Um Monstro, de Larry Cohen, no Formiga na Tela!

Nasce Um Monstro, de Larry Cohen, no Formiga na Tela!

Apesar do baixo orçamento, Nasce um Monstro foi um marco na carreira de Larry Cohen

No começo da década de 1970, o Terror cinematográfico já havia subido um ou dois degraus em matéria de respeitabilidade. Afinal, O Bebê de Rosemary estreou em 1968 e O Exorcista chegaria cinco anos depois, mas estas produções contaram com orçamentos generosos e atores de prestígio. Em 74, no entanto, um filme B tornou-se um enorme sucesso à margem do clima geral que pairava na indústria. Nasce Um Monstro (It’s Alive) foi um enorme sucesso, garantindo a seu diretor e roteirista, Larry Cohen, um lugar de destaque no coração dos fãs do gênero.

Nasce um Monstro _ Larry Cohen

Com apenas meio milhão de dólares, Cohen, falecido há pouco, comandou a história do casal que aguarda para muito breve o nascimento do próximo filho. O problema é que uma mutação radical dá origem a uma criatura monstruosa e feroz, que foge logo após o parto. Segue-se aí a caçada ao bebê, entremeada com os conflitos morais que os pais enfrentam e as mortes violentas causadas pelo pequeno. O título original, não gratuitamente, faz referência a Frankenstein, a versão dirigida por James Whale em 1931.

A relação entre eles está na mensagem, sobre a irresponsabilidade da ciência e suas consequências. Longe de ser sutil neste sentido, Cohen explicita a culpa da indústria farmacêutica no caso, assim como a tentativa de acobertamento promovida por ela. Nasce Um Monstro ainda traz em seu roteiro situações que são muito passíveis de empatia e identificação, o que faz o filme escapar fácil do rótulo de trash, embora o baixo orçamento seja evidente. Mesmo assim, a lenda Rick Baker em início de carreira foi responsável pelo visual do bebê, alavancando seu nome a partir dali.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral. Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!