Voltando ao problema com Lovecraft
Recentemente, a série O Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro teve entre seus episódios uma adaptação de O Modelo de Pickman, conto de H. P. Lovecraft. O fato nos leva novamente a discutir os limites de uma adaptação, além das dificuldades inerentes a levar para o audiovisual narrativas tão carregadas de subjetividade e que dependem muito da imaginação do público. No entanto, há de se louvar determinadas tentativas dentro deste campo e o episódio em questão é uma delas.
Chama atenção a produção, algo que permeia toda a série, além de um elenco à altura e um texto que acerta nas liberdades que toma. Existem caminhos questionáveis na direção, já que nada é perfeito, mas o resultado final reacende a discussão sobre o trabalho do autor e suas adaptações. No geral, um bom trabalho e um passo à frente no que se refere a traduzir o clima lovecraftiano para outras mídias.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!