Home > Programas > Formiga na Tela > Moby Dick, o clássico imortal, no Formiga na Tela!

Moby Dick, o clássico imortal, no Formiga na Tela!

Muito mais do que uma aventura marítima, Moby Dick é obrigatório

Existem obras que atravessam o tempo se enfronhando cada vez mais no imaginário popular. Além disso, tornam-se tão influentes e importantes que até quem não as leu sabe do que se trata. Moby Dick, que Herman Melville trouxe ao mundo em 1851, é um destes casos. Quem nunca ouviu falar do capitão obcecado em acabar com o cachalote branco – que a maioria se refere como baleia – que lhe custou uma perna? Essa premissa e essa imagem são indeléveis na cultura geral, mas o romance vai muito além de uma simples história de de caça a um animal.

Compre a edição bilíngue de Moby Dick clicando na imagem abaixo!Moby Dick no Formiga na Tela

(Confira também nosso vídeo sobre Vinte Mil Léguas Submarinas)

Moby Dick foi inspirado por um relato da vida real. O baleeiro Essex teria sofrido um ataque violento de um cachalote que, surpreendentemente, revidou a agressão. O drama dos sobreviventes, à deriva por semanas, é uma história forte, narrada no excelente livro de Nathaniel Philbrick, No Coração Do Mar. Essa foi a centelha que atingiu Melville, que, no entanto, estruturou sua narrativa com uma abordagem mais psicológica e sutil, muito em sintonia com as preocupações da época. Talvez até antecipando outras indagações pertinentes.

Através da narração do marinheiro Ismael, que procura novas experiências embarcando no baleeiro Pequod, Melville conduz o leitor apresentando personagens fascinantes, a começar pelo selvagem Quequeg. A figura do Capitão Ahab, cuja ruína é sua obsessão desmedida por Moby Dick, é uma das mais icônicas da literatura mundial. Não apenas discutindo os limites de alguém que vive pelo ódio, o livro nos traz reflexões sobre a relação entre Homem e Natureza. Isso no exato momento em que a ciência florescia, comprometendo a noção de que a humanidade seria algo de especial no Universo.

Confira nossa discussão sobre este grande clássico. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Se ainda não acompanha nosso trabalho, inscreva-se no canal. Críticas, sugestões ou o que mais quiser nos mandar, nosso email é [email protected].

É isso! Até a semana que vem…

Assista!

Já leu essas?
Sam Raimi - Darkman
Sam Raimi e o filme perfeito de super-herói no Formiga na Tela!
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!