Netflix surpreendeu em 2017 com Mindhunter
Ainda existe o que explorar dentro de narrativas que passeiam pelo mundo dos serial killers? A Netflix provou que sim, colocando Mindhunter no ar em 2017. Criada por Joe Penhall, os dez episódios da primeira temporada tiveram quatro deles dirigidos por ninguém menos que David Fincher. Uma escolha mais do que acertada, já que o competente e aclamado diretor já tem bastante experiência com o tema, graças a Seven e Zodíaco. A presença do cineasta nos dois primeiros episódios cria a atmosfera e o visual que definiram a série, ambientada na década de 1970.
O enfoque recai sobre um momento muito específico do FBI. Mindhunter é baseado no livro de John Douglas e Mark Olshaker, cobrindo os primórdios da ciência comportamental no órgão federal. Douglas, ele mesmo um perito em elaboração de perfis em casos de assassinatos em série, trouxe a história por trás da criação do novo departamento. O trabalho de Joe Penhall, ao levar isso para a TV, foi transformar em uma narrativa ficcional, ainda que povoada por personagens reais.
Não espere por um vilão que será perseguido pelos federais por toda temporada. A pegada em Mindhunter é, como seria de se esperar, a descoberta da psicologia destes seres humanos capazes de atrocidades. Não apenas eles, mas também o agentes que atuam como protagonistas. Cada um dos personagens é riquíssimo na sua composição, ajudado por um elenco bastante competente e afinado.
O adjetivo “cinematográfico” pode ser um clichê para definir uma série de TV, mas cabe perfeitamente aqui. Mindhunter agarra o espectador graças a uma atmosfera de desconhecido, um sentimento que os personagens compartilham conosco. Absolutamente refinada no texto e na técnica, é aquele tipo de série que faz o público aguardar ansiosamente pela próxima temporada.
Confira mais um episódio do videocast! Curta o vídeo, comente e compartilhe. Se ainda não acompanha nosso trabalho, inscreva-se no canal. Mande um email para o endereço no fim desta descrição.
Voltamos na próxima quarta. Até lá!
Assista ao Formiga na Tela sobre Mindhunter!