Home > Programas > Formiga na Tela > Meridiano de Sangue, de Cormac McCarthy, no Formiga na Tela!

Meridiano de Sangue, de Cormac McCarthy, no Formiga na Tela!

Cormac McCarthy criou sua obra-prima com Meridiano de Sangue

Um dos autores mais queridos em Hollywood, Cormac McCarthy já viu três livros de sua autoria na tela grande. Onde Os fracos Não tem vez, A Estrada e Child of God tiveram, respectivamente,  irmãos Coen, John Hillcoat e James Franco na direção, mas uma de suas obras ainda não chegou aos cinemas por um motivo peculiar. É um texto dificílimo, com altas doses de violência. Meridiano de Sangue ou O Rubor Crepuscular no Oeste (Blood Meridian or The Evening Redness in the West) é infilmável? Talvez.

Meridiano de Sangue está atualmente esgotado no Brasil. Clique na imagem abaixo para ver as opções em usados ou edições em outras línguas!Meridiano de Sangue, de Cormac McCarthy, no Formiga na Tela

Escrito em 1985, o livro mostra um contexto de barbárie nos EUA, por volta de 1850, na fronteira entre o Texas e o México. A partir de fatos históricos e personalidades reais, como a gangue de John Joel Glanton, sancionado pelo governo para caçar escalpos de índios e pago por quantidade, McCarthy, nos mostra algo muito próximo de um inferno na terra. Acompanhamos a jornada de um protagonista sem nome, desde seu nascimento, passando pela adolescência quando se junta ao grupo de Glanton, que serve de testemunha dos horrores daquela guerra.

O autor quebra o formalismo textual e cria uma estrutura muito própria para Meridiano de Sangue. Não é simplesmente uma ideia estilosa, mas algo que serve para distinguir aquele ambiente do resto do mundo conhecido. Uma opção mais do que acertada e abre uma série de interpretações para as descrições ali contidas. Não apenas isso, Cormac McCarthy também criou uma dos personagens mais fascinantes da literatura, o juiz Holden. Sua presença e ações fazem os leitores questionarem a todo momento os propósitos, não apenas dele mesmo, mas também do próprio autor.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral. Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!